Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Ouricuri promoveu oficina de Produção de Mudas Nativas da Caatinga

Em parceria com o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco, o campus Ouricuri do IF Sertão – PE promoveu, na última quinta-feira (05), a oficina de Produção de Mudas Nativas da Caatinga.

 

Alunos do campus Ouricuri participaram de oficina sobre a Produção de Mudas Nativas da Caatinga

O curso foi ministrado por Edjane Silva Damasceno e foi distribuído em momentos teóricos e práticos. A oficina teve duração de oito horas. Na parte da manhã, a professora Edjane Damasceno abordou a contextualização geral da vegetação do bioma Caatinga, os processos produção de mudas, o semeio das mudas e a gestão de viveiro. Na parte da tarde, a docente desenvolveu atividades práticas como a quebra da dormência de uma semente e a organização de um viveiro.

 Edjane Damasceno ministrou o curso

A professora falou sobre a oficina. “ Foi muito proveitosa. A quantidade de pessoas que participaram foi boa e percebi que os presentes estavam bastante interessados”, contou.

A oficina teve atividades teóricas e práticas

O docente do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Évio Galindo, foi um dos responsáveis por trazer o curso para a unidade escolar. Sobre o curso, o professor disse: “ O curso foi muito proveitoso, a ministrante tem uma grande experiência na área e os participantes interagiram bastante. O tema é de fundamental importância para o meio ambiente e a sociedade, nesse curso os alunos vivenciaram um momento diferente, talvez até pouco discutido no curso técnico”.

Edjane Damasceno e Évio Galindo

Confira o que afirmam três alunos do campus Ouricuri sobre a oficina  de Produção de Mudas Nativas da Caatinga:

“A oficina foi muito proveitosa, uma vez que pude conhecer várias sementes de plantas nativas e não-nativas do Sertão de Pernambuco. Conhecemos também todo o processo de plantação das mudas dessas sementes, que vai desde o processo de colheita da semente até a sua plantação”, contou Gerri Sousa, discente do Proeja em Agroindústria;
“Eu achei a oficina surpreendente, não algo que eu imaginava que seria por que, ao longo do curso, percebi que tinha toda uma dinâmica, um planejamento, pois não é simplesmente colher sementes e produzir mudas e isso é muito importante para nossa região que precisa muito dessas variedades de semente”, falou Taíres Evangelista,aluna do curso de Agropecuária da modalidade Subsequente;
“Este tipo de iniciativa de compartilhar o conhecimento sobre as sementes nativas faz perpetuar o estudo sobre a produção de mudas nativas da Caatinga e, por isso, achei muito boa a oficina”, contou Vinícius Rodrigues.

Fotos:Lídio Parente

 

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99625-0014 / 99625-0156