Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campi Ouricuri e Salgueiro promoveram a primeira edição do Seminário da Agroindústria do Sertão Pernambucano

Com o tema “Desafios em tempos de crise”, os campi Ouricuri e Salgueiro do IF Sertão – PE realizaram, entre os dias 10 e 14 de agosto, a primeira edição do Seminário da Agroindústria do Sertão Pernambucano, que objetivou proporcionar um amplo debate sobre questões pertinentes e desafiadoras da Agroindústria.

O evento foi promovido pelos campi Ouricuri e Salgueiro 

Na abertura, a mesa virtual foi composta pela professora Cristiane Ayala (apresentadora do evento), pela Reitora do IF Sertão – PE, Leopoldina Veras, pelo diretor do campus Ouricuri, Paulo Alvacely, pelo diretor do campus Salgueiro, Josenildo Forte, e pela presidente da Comissão Organizadora do Seminário da Agroindústria do Sertão Pernambucano, Jarderlany Nunes.

 

A reitora do IF Sertão - PE, Leopoldina Veras, participou da abertura do Seminário da Agroindústria do Sertão Pernambucano

Confira as falas de abertura: “É muito importante para nossa Instituição estarmos somando esforços para poder cada vez mais realizar eventos, que possam trazer mais conhecimento e possibilidades para nossos alunos e para a sociedade de um modo geral. Eu fico muito feliz pela iniciativa e pelo envolvimento dos dois campi”, disse a reitora do IF Sertão – PE.

 

“Então, é com grande satisfação e alegria que participo da primeira edição do Seminário da Agroindústria do Sertão Pernambucano e mesmo nesse período de pandemia e distanciamento social, fico feliz pela Instituição que buscou manter contato com a comunidade acadêmica. Isso é muito valoroso”, contou o gestor do campus Ouricuri.

 

“Fico muito feliz pelo evento promovido pelos campi Ouricuri e Salgueiro”, afirmou o gestor do campus Salgueiro.

 

“O evento foi pensado para debater o cenário atual das áreas de Agroindústria e Alimentos e para compartilhar experiências”, declarou a presidente da Comissão Organizadora.

Diversas palestras ocorreram no Seminário da Agroindústria do Sertão Pernambucano 

O Seminário da Agroindústria do Sertão Pernambucano proporcionou as palestras: “Agroindústria e Biossegurança: Cenário Pós-Pandemia” (Rafaella Martins de Freitas - IFCE); “Segurança dos Alimentos em Tempos de Pandemia - Novas Resoluções da Anvisa” (Ana Carolina Braga – IF Sertão - PE); “Planos de Gerenciamento de Riscos” ( Laurena Rayanne de Morais - NIAGRO); “Redução de NaCl em Produtos Cárneos Utilizando Ultrassom e Água Eletrolisada” (Yasmim Sena Vaz Leães – UFSM); “Desafios da Indústria Frigorífica frente à Covid - 19”  ( Francisca Giselle da Cruz -  IFCE); “Os Desafios de ser um gestor de uma Indústria de Alimentos” (Juliana Andrade – M. Dias Branco); “A Qualidade da Indústria Frigorífica diante da Pandemia” (Maria Gabriela Beija- Flor – JBS); "Cachaça: 500 anos de História" (Leonardo Rodrigues – CAM - SP);  "Empreendedorismo como Mecanismo de Enfrentamento de Crise"  (Ítalo Anderson Rodrigues – IF Sertão – PE); "Descrições Sensoriais de Alimentos: Novas Perspectivas" (Heber Rodrigues – Plumpton College). Por fim, ocorreu a mesa-redonda “Perspectivas para Preparação de Profissionais de Alimentos e de Agroindústria para o Futuro” , mediada por Jardelany Nunes (IF Sertão – PE), com participação dos debatedores  Joabis Nobre e Rafaella Mendonça (ambos do IF Sertão – PE). O evento contou com a interpretação em Libras feita pela equipe de intérpretes do IF Sertão – PE.

O evento encerrou com uma mesa redonda sobre as áreas de Agroindústria e Alimentos

Além disso, aconteceram os minicursos “Biossegurança em Tempos de Pandemia”, “ Princípios Básicos da Desidratação de Alimentos”, “Pizza Artesanal”, “Produção de Licor”, “Food Safety e Food Defense como Práticas para Produção e Qualidade de Leite”, “Conceitos Introdutórios do Processamento de Carnes” e “Os Pigmentos Naturais e a Tecnologia de Alimentos: Extração e Aplicação”.

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98122-2215/98122-3778