Teve início o Ciclo de Palestras realizado pelo NUPEA do campus Ouricuri

Começou, ontem (03), o evento Ciclo de Palestras promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA)  do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, o qual tem como tema “Expandido os Conhecimentos” e foi realizado em modo on-line pelo canal de YouTube ifsertaope.ouricuri.

A mesa de abertura foi virtual

O Ciclo de Palestras foi iniciado com uma abertura, na qual promotores e parceiros do evento discursaram para uma plateia virtual. A mesa virtual foi composta por Társio Alves (coordenador do NUPEA e presidente da comissão organizadora do evento), João Paulo de Holanda Neto (coordenador do NUPEA), Paulo Alvacely (diretor do campus Ouricuri), Jean Carlos Alencar (pró-reitor de Orçamento e Administração e representante da Reitoria do IF Sertão – PE), Paulo Pedro de Carvalho (coordenador geral da ONG CAATINGA),Adgerlan da Silva (presidente da APIME), Antônio Alexandre Pereira (coordenador geral da ONG CHAPADA), Vilmar Lermen (presidente da AGRODÓIA), Aurivalter Cordeiro (superintendente regional da CODEVASF), Arony de Araújo (gerente geral da agência Ouricuri do Banco do Nordeste) e Maria Lucélia de Barros (gerente da unidade do SEBRAE do Sertão do Araripe).

Marcelo Casimiro proferiu palestra "Abelhas e suas diversidades"

Na solenidade de abertura, os discursos enalteceram a importância de se discutir o mundo das abelhas e da oportunidade de capacitação dos apicultores e meliponicultores, através das 16 palestras que serão ofertadas pelo Ciclo de Palestras. O professor Társio Alves falou sobre o evento.” A pandemia limita e restringe executarmos diversas ações, entretanto, propicia a interação com um vasto público, especialmente, aos não vinculados ao campus Ouricuri do IF Sertão - PE. É nessa perspectiva que realizamos o nosso segundo evento de forma virtual (o primeiro foi o III Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri realizado em 22 de maio de 2020). Serão 16 quintas-feiras com diversas palestras sobre abelhas, promovendo a expansão dos conhecimentos sobre estes insetos tão importantes ao nosso planeta”, disse o docente do campus Ouricuri, que aproveitou o momento para agradecer aos parceiros, aos membros do NUPEA, aos membros da comissão organizadora, aos palestrantes pelo suporte na realização do evento.

Após a cerimônia de abertura, foi a vez da palestra  “Abelhas e suas diversidades”, proferida pelo professor da  Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Marcelo Casimiro Cavalcante, que abordou a respeito da classificação biológica, da anatomia, das espécies, da construção dos ninhos, entre outros assuntos.

As palestras vão ocorrer às quintas-feiras até o dia 17/12 sempre às 19h. A segunda palestra será “ Abelhas Solitárias: importância e manejo aplicado”, que será ministrada pelo professor DR.  Felipe Andrés León Contrera, docente da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento é promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão do campus Ouricuri, em parceria com AGRODÓIA, APIME, ONG CHAPADA, ONG CAATINGA, Banco do Nordeste (BNB) - Prodeter, CODEVASF e SEBRAE.

Caso você perdeu a palestra ou quer revê-la, acesse o link:https://www.youtube.com/watch?v=3PGxcYRSIWg

Campus Ouricuri

• Estrada do Tamboril, S/N