“Abelha jandaíra (Melipona subnitida): um modelo de estudo para Meliponicultura” foi o tema da sétima palestra do Ciclo de Palestras do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas do Campus Ouricuri

Ocorreu, na noite da última quinta-feira (15), a palestra “Abelha jandaíra (Melipona subnitida): um modelo de estudo para Meliponicultura”, que foi proferida pelo professor Doutor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Airton Carvalho.  A palestra é integrante do módulo “Meliponicultura” do Ciclo de Palestras do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas do campus Ouricuri (NUPEA) e foi moderada pelo coordenador do NUPEA, Prof. Társio Alves.

Na palestra, o professor Airton Carvalho falou sobre o que é abelha jandaíra, adaptações ao clima e manejo, produtividade e técnicas de manejo, doenças e pragas nas abelhas, entre outros temas. Também houve uma homenagem aos professores, pois a atividade foi realizada no Dia dos Professores.

Airton Carvalho agradeceu o convite para ministrar palestra no Ciclo de Palestras do NUPEA. “Gostaria de agradecer muito o convite para participar do evento e para falar um pouco do nosso amor pelas abelhas. Parabenizo você, Prof. Társio, e toda a equipe do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas pelo evento muito interessante”, disse o docente.

O evento é promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão do campus Ouricuri, em parceria com AGRODÓIA, APIME, ONG CHAPADA, ONG CAATINGA, Banco do Nordeste (BNB) - PRODETER, CODEVASF e SEBRAE. Caso você tenha perdido a palestra ou queira revê-la, acesse o link:https://www.youtube.com/watch?v=O_p9LcPvBas&t=1258s

Próxima palestra – A próxima palestra ocorrerá na quinta-feira (22) e terá como tema “Biologia e Manejo da Uruçu do Chão (Melipona quinquefasciata)”, que será proferida pelo servidor do campus Crateús, do Instituto Federal do Ceará, Doutor Valdenio Mascena.

Campus Ouricuri

• Estrada do Tamboril, S/N