Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Especial sete anos do NUPEA e Dia do Apicultor foram realizados com sucesso

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) do IFSertãoPE Campus Ouricuri e a Associação dos Apicultores de Ouricuri (AAPIO), com apoio da AGRODOIA, APIME, ONG CAATINGA, ONG CHAPADA, Banco do Nordeste (BNB) – Prodeter, CODEVASF, ICMBio Araripe, SEBRAE e SENAR PE realizaram, na última terça-feira (25), o Especial sete anos do NUPEA e Dia do Apicultor, que fazem parte da programação do IV Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri e do I Simpósio Sobre Abelhas do Sertão do Araripe e foram transmitidos no canal do Youtube “ifsertaopeouricuri” e Google Meet (Oficinas).

 

Mesa-Redonda sobre Extensão Rural com o Sr. Antônio Ferreira Coelho Muniz Júnior (SENAR/ PE), Eng. Agr. Juan Batista de Oliveira Farias (IPA/PE) e Prof. DSc. Roberto Henrique Dias da Silva (IFCE Campus Limoeiro do Norte) com a mediação de João Paulo Holanda (docente do campus Ouricuri)

O evento teve início com as oficinas Mel na Gastronomia com a instrutora Lê Bottaro do SENAR PE; Saboaria Artesanal com a instrutora Profa. MSc. Luciene Xavier de Mesquita Carvalho do IFRN Campus Pau dos Ferros; e Resolução taxonômica aplicada à meliponicultura com os instrutores MSc. Thiago Mahlmann do INPA e MSc. David Nogueira do IFAM/INPA. No turno da tarde, ocorreram a palestra “Propriedades e importância da própolis/geoprópolis do Nordeste Brasileiro” com a Profa. Dra. Tania Maria Sarmento Silva da UFRPE e a Mesa-Redonda sobre Extensão Rural com o Sr. Antônio Ferreira Coelho Muniz Júnior (SENAR/ PE), Eng. Agr. Juan Batista de Oliveira Farias (IPA/PE) e Prof. DSc. Roberto Henrique Dias da Silva (IFCE Campus Limoeiro do Norte). O professor do Campus Ouricuri e coordenador do NUPEA, Társio Alves, avaliou positivamente a realização do Especial sete anos do NUPEA e Dia do Apicultor. “O evento, este ano, está acontecendo mais uma vez no formato on-line, que não é muito habitual, entretanto, proporciona a participação de pessoas de todo o Brasil, transpondo os limites do Sertão do Araripe. Nos dois turnos, tivemos em torno de 200 participantes do Brasil, especialmente do Nordeste, e colaboradores do PE, SP e AM”, disse o docente.


Palestra "Propriedades e importância da própolis /geoprópolis do Nordeste Brasileiro” foi proferida pela Profa. Dra. Tania Maria Sarmento Silva da UFRPE e mediada pelo docente do campus Ouricuri e coordenador do NUPEA, Társio Alves

Link da palestra “Propriedades e importância da própolis/geoprópolis do Nordeste Brasileiro”:

https://www.youtube.com/watch?v=EreF4FtXnLw

Link para a Mesa Redonda sobre Extensão Rural:

https://www.youtube.com/channel/UCYWPEMjGPu431d4AWNDRzWg

Link para oficina “Mel na Gastronomia”:

https://www.youtube.com/watch?v=uZSFSekN9lQ

Link para oficina “Saboaria Artesanal”:

https://www.youtube.com/watch?v=w1Ps362PxhI

Link para oficina “Resolução taxonômica aplicada à Meliponicultura”:

https://www.youtube.com/watch?v=yASu14mRE6k

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98122-2215/98122-3778