Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Discentes do campus Ouricuri do IF Sertão – PE participaram de visita técnica em Pesqueira

Com o tema “Xucuru de Ororubá: um exemplo de luta pelos direitos dos povos indígenas no Brasil” foi realizada, entre os dias 14 e 16 de setembro, visita técnica no município de Pesqueira como atividade referente ao conteúdo de Povos Indígenas no Nordeste Brasileiro, da disciplina de História II, ministrada pela professora do campus Ouricuri do IF Sertão –PE, Valéria Costa.

 

 

Os professores do campus Ouricuri com o Cacique Marcos e o indígena Guilherme

A viagem contou com a participação dos docentes Sophia Branco, Lourival Ataíde Júnior e Válter Cezar Andrade das disciplinas de  Sociologia, Geografia e Língua Portuguesa, respectivamente, e contemplou os alunos do Ensino Médio Integrado de Informática das turmas 2012.1,2013.1 e 2014.1 e do Ensino Médio Integrado de Agropecuária 2012.1.

Os alunos do campus Ouricuri na visita técnica para Pesqueira

No município de Pesqueira, os professores e os estudantes visitaram o Centro Histórico, a Serra do Ororubá, a Aldeia Cimbres e o bairro Xucuru, na área central da cidade. O objetivo da visita técnica foi conhecer a organização sócio-político-cultural das populações indígenas na atualidade, tomando por referência o povo Xucuru da Serra do Ororubá, estabelecendo parâmetros com o contexto da colonização. 

Por fim, além de conhecer a história da população indígena Xucuru, que se destacou como referência na luta pela demarcação das terras indígenas em Pernambuco, os discentes tiveram contato com a língua nativa da etnia uma vez que o povo Xucuru preservou um léxico de 800 palavras. E também observaram na prática conteúdos trabalhados em sala de aula como Etnicidade, Sociologia do Brasil Imperial e Colonial, Hidrografia e Relevo. 

Com informações da professora Valéria Costa
 

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98122-2215/98122-3778