Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Duas equipes do campus Ouricuri do IF Sertão-PE são premiadas na etapa final da 5ª Obap

Durante a cerimônia de encerramento da 5ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), realizada neste domingo (18), em Poços de Caldas-MG, duas equipes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) foram premiadas entre as dez concorrentes, na categoria Técnico Subsequente. As equipes “Game Over” e “Carcará”, formadas por alunos e professores do curso Subsequente em Agropecuária do campus Ouricuri, conquistaram o 4º e o 5ª lugar na competição, respectivamente, e levaram medalhas de bronze para casa. O evento foi promovido pelo IFSULDEMINAS e ocorreu em três etapas, sendo a última fase realizada entre os dias 16 e 18 de outubro.

 

Na categoria Técnico Subsequente, a equipe "Game Over" foi a 4ª colocada e conquistou o bronze

A equipe “Game Over”, composta pelos alunos Glécia Rocha, Étila Camila e Flávio David, sob orientação da professora Rejane Rodrigues, obteve 42 pontos ao final da competição. Já a “Carcará”, formada pelos estudantes Clóvis Rocha, Marciano de Oliveira e Carlos Holanda, acompanhada pelo professor Évio Galindo, ficou logo em seguida, com 41,5 pontos. Na mesma categoria, a primeira colocada foi a “Estado Rondon” (65,5 pontos - medalha de ouro), do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) – Campus Cacoal, seguida pelas equipes “Acroverde” (51,5 pontos - medalha de prata), do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e “Agrosub” (51 pontos - medalha de prata), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Itapina. E o 6º lugar  foi para a equipe “Agrobulls” (40,5 pontos - bronze), do Ifes – Campus Itapina.

A equipe "Carcará" ficou em 5º lugar e também foi premiada com medalhas de bronze

Além das equipes “Game Over” e “Carcará”, o IF Sertão-PE também foi representado na fase final da Olimpíada por mais duas agremiações, na categoria Técnico Subsequente: a “Agrogreen”, formada pelos alunos Mariane Barboza, Ana Lúcia Nunes e Raiane Martins, sob orientação da professora Cathylen Galindo; e a “Unidos pela Agropecuária”, composta pelos estudantes Jefferson da Silva, Vanessa Peixoto e Luana Rocha, com supervisão do professor Marlon Rocha.

Confira outras informações sobre a cerimônia de encerramento da 5ª Obap acessando aqui.

A Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap) é uma competição de conhecimentos que reúne alunos de todo o país. A proposta é estimular jovens do ensino médio e técnico em atividades de pesquisa e de inovação, além de envolvê-los em ações de desenvolvimento regional e produção de tecnologias que resultem em benefícios para a comunidade. A Obap é uma realização do IFSULDEMINAS em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante a etapa final da Olimpíada, os alunos do IF Sertão-PE participaram de provas teóricas e práticas

No sábado (17), os competidores desta quinta edição do evento realizaram provas teóricas e práticas no campus Poços de Caldas. Os participantes foram recepcionados na sexta-feira (16) com um jantar e apresentações culturais no Palace Hotel, onde estiveram hospedados. A fase presencial contou com a presença de 60 equipes, das quais 50 foram formadas por estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e dez por alunos de cursos subsequentes; antes dessa fase, as equipes inscritas no evento foram submetidas a duas provas virtuais.

A Obap 2015 contou com 615 equipes inscritas de escolas federais, estaduais e municipais, totalizando cerca de 2.500 participantes e incluindo representantes de 25 estados. Os estudantes inscritos são de cursos técnicos em Agropecuária, Agricultura, Agroecologia, Zootecnia, Agronegócio, Alimentos, Agroindústria e cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. A temática da Obap deste ano foi “Solo: base e fonte de vida”, a mesma proposta escolhida para o Ano Internacional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU).

Com informações da Ascom do IFSULDEMINAS

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98122-2215/98122-3778