Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Ouricuri  do IF Sertão - PE aprova 11 trabalhos no Congresso Brasileiro de Química

11 trabalhos dos alunos da Licenciatura em Química do campus Ouricuri do IF Sertão – PE foram aprovados para apresentação na 55ª edição do Congresso Brasileiro de Química (CBQ), que ocorre entre os dias 02 a 06 de novembro na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, com o tema “Recursos Renováveis: Inovação e Tecnologia”.

 

O diretor geral do campus, professor Jean Carlos de Alencar, falou sobre resultado dos discentes de Química no CBQ. “O sentimento é de orgulho concomitante ao de dever cumprido. Estamos enviando um número bastante expressivo de alunos, fruto do belo trabalho dos docentes, aliado à dedicação e ao esforço dos nossos estudantes. Este resultado demonstra a importância de programas como Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na formação do professor”,disse.

O IF Sertão –PE aprovou 20 trabalhos no CBQ, sendo 11 do campus Ouricuri. O Congresso Brasileiro de Química busca congregar a comunidade, incentivando o estudo, a difusão e o conhecimento da química entre profissionais e estudantes.

Conheça os títulos dos trabalhos e os autores:

Estudo do comportamento fotoluminescente de Ca(0,5)Sr(0,5)MoO4 através das proporções de solventes utilizado no processo de síntese -Francisco De Assis Sales Ribeiro; José Luiz Antônio João Batista Martins Silva; Vicente De Sousa Marques.

Aprendizagem baseada em problemas: um motivador para a autonomia no ensino de ciências -Francisca Kariny Pimentel Sotério; Flaviana Alves Leandro; Rafael Santos De Aquino; Josianne Oliveira Miranda;  Ranielle Menezes Marcelino.

Apresentação e análise de Experimentos Laboratoriais um subprojeto do PIBID -Maria Jailsa Martins Da Silva; Ivanilza A. Vieira; Edileide C. Santos; Ana Paula F. Silva; Vicente S. Marques.

Atividades experimentais na Escola Estadual Dom Idílio José Soares: Uma abordagem reflexiva e metodológica no ensino de química -José Luiz Antonio João Batista Martins Silva; Andreia Da Silva Delmondes; Vicente De Sousa Marques.

Despertando os Encantos da Química: Experimentação Nas Séries Iniciais Do Ensino Fundamental - Alexandre Gomes Marques De Freitas; Bárbara Elizabeth Alves De Magalhães; Cristiane Moraes Marinho.

Informática no ensino de química na Escola Estadual Dom Idílio José Soares: Uma abordagem metodológica por meio de simulações computacionais - Ana Luiza Lopes Silva; Ranielle Menezes Marcelino; Francisco De Assis Sales Ribeiro; Emerson Pereira Medrado De Sousa.

O Ensino De Química Rumo a Aprendizagem Significativa Na Escola Dom Idílio José Soares - Leomacia Nunes Silva; Thiago Silva Patricio.

Preparando os Estudantes Para a Abordagem de Química no Enem - Bárbara Elizabeth Alves De Magalhães; Alexandre Gomes Marques De Freitas; Cristiane Moraes Marinho.

Química ao alcance das mãos: produção de laboratório portátil - Alexandre Gomes Marques De Freitas; Bárbara Elizabeth Alves De Magalhães; Cristiane Moraes Marinho.

Avaliação do potencial de purificação da água por sementes de Moringa oleifera Lam. Trituradas - F. A. Leandro; R. S. Aquino; E. D. Nunes; F. K. P. Sotério; V. R. R. Silv; A. A. Ferreira; A. R. Silva; T. S. Santos; A. F. Silva (Ufrpe Campus Recife).

O  Descarte De Resíduos Sólidos Produzidos Na Visão Dos Alunos Do Ensino Médio Da Escola Estadual Dom Idílio José Soares em Ouricuri – PE - Ana Paula De Freitas Silva; Márcia Regina Lopes; Erica Patricia Teixeira De Souza; Maria Jailsa Martins Da Silva; Andresa De Freitas Silva(E.E.D.I.J.Soares); Anielly De Freitas Silva (E.E.D.I.J.Soares) Emerson Pereira Medrado De Souza (Ifsertão-Pe/ E.E.D.I.J.Soares); Rafael Santos De Aquino; Cássia Djane De Alencar Luz Gomes; Vicente De Sousa Marques.

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99625-0014 / 99625-0156