Portal do Governo Brasileiro

 


Março Lilás Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Nupea e NEA promoveram curso de Criação de Abelhas Nativas

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelha (Nupea) e o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) do campus Ouricuri do IF Sertão – PE ocorreu, entre os dias 01 e 03 de dezembro, o curso de Criação de Abelhas Nativas em parceira com a Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores (Apime) e o Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadorese Instituições não Governamentais Alternativas (Caatinga).

 

 

Meliponicultores, professores e alunos do curso de Criação de Abelhas Nativas

O curso foi voltado para estudantes do Nupea e do NEA, produtores e técnicos da área. Os alunos tiveram dois dias de aulas em sala de aula e um dia de visitação à propriedade Recanto das Abelhas, em Moreilândia, pertencente ao meliponicultor Francisco das Chagas.  O curso também foi ministrado por Alexandre Moura, presidente da Apime.

 

Visita técnica

O docente do campus Ouricuri, Társio Alves, que trouxe o curso para Ouricuri, falou sobre a importância do mesmo. “É uma oportunidade de conhecimento para que nós possamos aprimorar o conhecimento sobre a Meliponicultura em toda região”, disse o professor. O presidente da Apime, Alexandre Moura, contou da relevância da parceria da associação com o IF Sertão – PE. “A proposta do IF se alinha com a nossa. E o curso é um sucesso por que podemos ver a frequência e a permanência das pessoas no espaço de aula. Todos empenhados e interessados. E fico com uma esperança que os participantes passem a serem difusores dos conhecimentos sobre a Meliponicultura”, declarou.

 

Francisco da Chagas fala sobre o homenageado Irineu Renato Barbosa

Dentre as atividades propostas pelo Nupea no período do curso também estava a inauguração do Meliponário Didático Irineu Renato Barbosa. Para falar do Homenageado Irineu Renato Barbosa foi escolhido o meliponicultor Francisco das Chagas, que doou 10 colônias de oito espécies para instituição. “Renato era meu grande amigo, profundo conhecedor e difusor da criação de Abelhas Nativas do Nordeste”,disse Francisco das Chagas. 

 

 

 

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99625-0014 / 99625-0156