Portal do Governo Brasileiro

 


Março Lilás Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Ouricuri promoveu I Dia de Campo em Abelhas

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA), do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, realizou, na manhã desta terça-feira (24), o I Dia de Campo em Abelhas na sede da Instituição para celebrar o Dia do Apicultor e o aniversário de dois anos do núcleo. 

 

Professor Társio Alves  discursou aos presentes 

A abertura do evento contou com a participação da Magnífica Reitora do IF Sertão – PE, Maria Leopoldina Veras Camelo, da diretora geral do campus, Rejane Rodrigues de Oliveira, do coordenador do NUPEA, Társio Alves, do representante da Associação de Apicultores de Ouricuri (AAPIO), Henrique Gonçalves, de alunos, de professores e da comunidade externa.Em seu discurso, a Magnífica Reitora, Leopoldina Veras, falou: “O Instituto Federal do Sertão Pernambuco tem a responsabilidade de interiorizar a educação, bem como de fortalecer a Pesquisa e a Extensão, de modo que reforce os arranjos produtivos locais. Os apicultores da região precisam receber todo o conhecimento que nossos servidores e nossos parceiros trazem”. 

Espaço das seis estações 

A diretora geral do campus Ouricuri, Rejane Rodrigues, deu as boas-vindas aos presentes e declarou: “É muito gratificante perceber que as ações desenvolvidas pelo campus Ouricuri saem dos muros da Instituição. É muito bom ver o envolvimento dos alunos, servidores e a participação da comunidade, produtores rurais, estudantes de outras escolas. Parabenizo o professor Társio e equipe pelo evento”. O docente Társio Alves explicou o intuito do I Dia de Campo em Abelhas. “Contribuir com o arranjo produtivo e, ao mesmo tempo, realizar atividades práticas com os membros do NUPEA e os alunos”.

Professor João Paulo Holanda Neto falou aos alunos em uma das estações 

O aluno do curso técnico em Agroindústria pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e da Licenciatura em Química, também bolsista do NUPEA, Paulo Cesar Delmondes, destacou o evento: “Demonstra aos alunos e aos servidores a importância da Meliponicultura e Apicultura para região”. Seis espaços foram montados entre o estacionamento do campus Ouricuri e o Meliponário Didático, de maneira que cada um deles trouxe temática diferente, confira: 

1 – Origem das Abelhas e Histórico da Apicultura 

2 – Biologia e Anatomia das Abelhas

3 – Equipamentos e Apetrechos

4 – Observação de Abelhas

5 – Observação de Abelhas Nativas

6 – Apresentação de um filme

Fotos: Lídio Parente

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99625-0014 / 99625-0156