Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Equipe do campus Ouricuri é prata e bronze em competição de Robótica

Os alunos do Ensino Médio Integrado de Informática – Turma 2014 –, Alyson Renan, João Cícero, Douglas Matheus e Luan Lino foram premiados com a prata e o bronze na II edição da Robots, competição de Robótica realizada em Juazeiro do Norte-CE, no começo de junho.

A equipe do campus Ouricuri do IF Sertão– PE foi segunda colocada na modalidade Labirinto e terceira na modalidade Perseguição, ambas premiações foram no Nível 2, destinado a estudantes do Ensino Médio e Superior. A Robótica foi introduzida no campus Ouricuri por intermédio do projeto “Usando o Conjunto de Robótica Lego Mindstorm EV3 no Ensino da Física” encabeçado pelo professor João Humberto Júnior. E a partir daí os alunos  tiveram contato com a disciplina e começaram a participar de competições.

Confira os depoimentos da diretora geral do campus Ouricuri, Rejane Rodrigues, dos professores da disciplina de Física, Mabele de Jesus e João Humberto Júnior, e dos discentes:

“Parabenizo os estudantes participantes do II Robots, realizado em Juazeiro do Norte, premiados em duas modalidades. Esse esforço contínuo dos estudantes, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, motiva toda a instituição a trabalhar na perspectiva de proporcionar um ensino de qualidade. Esta conquista mostra a qualidade do nosso quadro discente e é por isso que devemos investir em todos os aspectos no campus Ouricuri, cuja importância regional transita não só pelo aspecto científico/acadêmico, mas também pelo sentimento de pertença gerado dentro da comunidade da qual ele faz parte, a ouricuriense; é lugar de consolidação da identidade regional, reitero”, declarou Rejane Rodrigues, diretora geral do campus Ouricuri.

“Em 2014, eu e o professor Miguel Durán solicitamos um conjunto de robótica da LEGO. A perspectiva era utilizá-lo em aulas de Física. Em 2015, escrevi um projeto com esse tema. Desde o ano passado, alguns alunos não apenas estudaram sobre a utilização dos robôs em aulas práticas; pouco a pouco, foram adquirindo habilidades na montagem e na programação e, assim, passaram a construir robôs com o intuito de participarem de competições. Tive o prazer de acompanhar o rendimento deles. As premiações foram consequência de um trabalho árduo e, pela disposição, estas serão as primeiras medalhas de muitas que virão. Parabenizo cada um dos membros da equipe do II Robots pelo esforço e a todo o grupo que trabalha no projeto, Joery, Natália, Murilo, Pâmela, Alinne, Nádia, Pedro”, falou João Humberto, professor de Física.

“Nossos discentes, ano após ano, nos surpreendem mostrando suas habilidades em diversas  áreas  do  conhecimento.  Mais  uma  vez  nossos  alunos  mostraram  a capacidade do nosso campus. O campus mostra hoje ser destaque dentro do IF Sertão – PE”, disse Mabele de Jesus, docente de Física e chefe do Departamento de Ensino.

“Depois de muito sono perdido, sábados e feriados gastos, nosso esforço valeu a pena. A oportunidade da competição surgiu quando o Instituto nos levou a uma viagem técnica a Juazeiro do Norte, para participar da FliSol. Neste evento, houve um curso sobre Arduíno e lá fomos informados sobre a competição Robots que ia acontecer no mês de junho; tínhamos em torno de 2 meses para nos preparar e organizar tudo, por esse motivo foram várias horas de sono perdido, sábados trabalhando e feriados no Instituto, porém valeu a pena pelo aprendizado, oportunidades e conquistas! Penso que a equipe finalizou todo o processo com um sentimento de felicidade pela vitória e gratidão, principalmente ao prof. Júnior, que nos apoiou em todos os momentos”, contou Alyson Renan, estudante.

"A Robots foi uma ótima oportunidade para trocarmos conhecimento, nos avaliarmos e divulgarmos o nosso trabalho que, apesar de pouco tempo, já conseguimos um excelente resultado. O nosso Campus precisa participar de mais eventos como esse, que nos possibilitam aprender de forma prática e interativa", afirmou João Cícero, discente.

“Foi nossa primeira competição, ainda assim conseguimos o 2° lugar na modalidade labirinto e o 3° lugar na modalidade perseguição. Agradecer por dar a possibilidade de outras escolas de qualquer região participar do evento. Vitórias sempre são boas, mas não fomos exatamente para ganhar, fomos para competir, criar amizades,  buscar informações, para que possamos tentar cada vez mais melhorar, independentemente de vitória ou não”, destacou Luan Lino, aluno.

O campus Ouricuri tem apoiado os alunos a participarem de competições de áreas do conhecimento e esportivas. Além das medalhas conquistadas na Robots, os nossos discentes também foram premiados na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Trabalhos como esse colaboram não apenas para a formação dos estudantes, enquanto técnicos numa determinada área do conhecimento; trata-se, também, do estabelecimento de uma conexão entre teoria e prática. É o conhecimento tornando-se vivo e dinâmico, mostrando para os discentes a importância e a aplicabilidade dos recursos tecnológicos. Os conhecimentos adquiridos por eles (os alunos) farão parte da sua vida para sempre, inclusive possibilitando-os permanecer trabalhando com robótica, nas palavras do professor João Humberto, “os equipamentos que eles trabalham são os  mesmos   utilizados   nas   grandes   empresas,   que   possuem mecanismos de automação”.

A tecnologia é a “ferramenta” que permite a manutenção desta dinâmica que vivenciamos. Carros modernos, celulares, tablets, notebooks, TV's são exemplos de produtos do desenvolvimento tecnológico. Hoje o processo de construção destes equipamentos dá-se através de máquinas que operam de maneira automatizada. A robótica é parte desse processo, o que faz desta uma área essencial para o aparecimento de novas tecnologias, que auxiliam o homem a melhorar a qualidade de vida.

Competições como estas, desde que bem trabalhadas, servem como pontes para a formação de homens e mulheres capazes de transformar o mundo, através da criação de novas tecnologias. Devemos parabenizar estes estudantes, mas acima de tudo devemos incentivá-los, para que possam desenvolver suas habilidades, adquiridas em sua formação. Parabéns equipe ROBINFO! Parabéns IF Sertão – PE campus Ouricuri!

 

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98122-2215/98122-3778