Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Alunos do Nupea e do curso Técnico em Agroindústria modalidade Proeja participam de aula prática em Bodocó

Os alunos do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (Nupea) e do curso Técnico em Agroindústria do campus Ouricuri do IF Sertão-PE participaram de aula prática em Bodocó-PE. O docente do Campus Ouricuri e coordenador do Nupea, Társio Alves, juntamente com o fotógrafo Lídio Parente, esteve presente nessa atividade acadêmica, na quarta-feira, dia 10 de agosto.

 

Manejo do Apiário

A atividade consistiu em visitar a Casa do Mel móvel da Associação de Apicultores de Bodocó-PE (Aapib), avaliando o layout e o fluxograma da unidade de extração, bem como realizar aula prática no apiário do apicultor e membro da Aapib, Ronildo Menezes.  O Coordenador do Nupea, Társio Alves, enfatizou a organização da Aapib, haja vista possuir a única casa do mel com Serviço de Inspeção Federal (SIF) no Estado de Pernambuco, além de adquirir, também, uma unidade móvel para ajudar na extração de mel em diversas localidades do município de Bodocó-PE. Na aula prática, foram abordados diversos temas como: Pasto Apícola; Biologia, Anatomia e Fisiologia das Abelhas; Equipamentos e Apetrechos; e Manejo do Apiário. 

Explicação do fluxograma da unidade de extração

O professor Társio Alves enfatizou a importância dessa atividade acadêmica (aula prática) para a formação profissional dos alunos, pois estes além de apreenderem sobre a área técnica,  puderam vivenciar os desafios de trabalhar o associativismo comunitário.

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99625-0014 / 99625-0156