Projeto “Resgate do Umbuzeiro no Sertão do Araripe” visitou à Fazenda Floresta em Parnamirim-PE

Representantes do projeto do campus Ouricuri do IF Sertão - PE “Resgate do Umbuzeiro no Sertão do Araripe”, realizado na modalidade Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), promoveram visita à Fazenda Floresta, zona rural do município de Parnamirim – PE, com intuito de plantar umbuzeiros e distribuir mudas.Estiveram presentes à atividade o orientador do projeto, o docente Évio Galindo, a professora Cathylen Félix, os discentes Lucas Fernando (bolsista),  Neurisvaldo  dos Santos, Francisco de Assis, Francisca Jayane, Romário Horas, Jucelândio Guimarães, Josevânia Alencar e Francisco Woshington.

 

Alunos e professores visitaram à Fazenda Floresta com intuito de plantar Umbuzeiro e distribuir mudas

O professor Évio Galindo falou sobre o objetivo do projeto. “ É de multiplicar a espécie, endêmica da Caatinga, pois a sua densidade populacional está diminuindo significativamente. O projeto tem grande importância econômica, social e cultural para a região do Sertão do Araripe, então nossa intenção é mostrar para a comunidade que o Umbuzeiro deve ser preservado e que isso é possível com simples conhecimento”, disse o orientador.

Professor Évio Galindo instalou sistema de irrigação de baixo custo no canteiro com muda de Umbuzeiro

Segundo o docente, a escolha da comunidade para visitação se deu por que já existe um trabalho na localidade, que já utiliza o fruto do Umbuzeiro. O professor avaliou como foi a visita à Fazenda Floresta. “ Foi muito positiva, pois a comunidade abraçou a causa. Foram plantadas 8 mudas, nas quais colocamos uma proteção de tela para evitar que os caprinos e ovinos se alimentassem das mudas e foi instalado também um sistema de irrigação de baixo custo, utilizando garrafa PET como forma de reaproveitamento e de suprir as necessidades iniciais de água da planta. Da mesma forma, foi muito interessante o momento de aprendizado para os alunos, que vivenciaram um dia diferente podendo observar a realidade local da Caatinga e suas possibilidades agrícolas, mesmo diante da dificuldade da escassez de água e chuvas irregulares”, declarou.

O aluno bolsista Lucas Fernando falou sobre a experiência de participar do projeto “Resgate do Umbuzeiro no Sertão do Araripe”. “ Estou tendo uma grande experiência e é uma satisfação imensa em estar produzindo mudas e reflorestar nossa caatinga”, contou.

Fotos:Lídio Parente