Projeto “Origami em sala de aula – Um enfoque em Geometria” aborda a Matemática de forma lúdica para alunos de escolas municipais de Ouricuri

O projeto de extensão “Origami em sala de aula - Um enfoque em Geometria” coordenado pelo professor do campus Ouricuri do IF Sertão - PE, Vagner da Costa Marques, e com o auxílio do aluno-bolsista Davy Eugênio tem como o intuito de divulgar as potencialidades do uso do Origami como estratégia de ensino de Matemática, em especial de Geometria, visando contribuir para a melhoria da Educação Básica da região. O projeto ainda tem o apoio do professor Renan Salles.

Davy Eugênio apresenta a atividade proposta no projeto

O projeto está sendo realizado em escolas municipais de Ouricuri. Nelas, o professor e o aluno- bolsista propõem atividades com base num quadrado de papel. A partir dele, são realizas dobras que auxiliam o ensino de diversos conteúdos da Geometria como paralelismo, perpendicularidade, cálculo de áreas, perímetros, entre outros.

Sempre às quintas-feiras a equipe do projeto capacita alunos do ensino fundamental

O professor Vagner da Costa Marques contou como surgiu a ideia do projeto “ Origami em sala de aula – Um enfoque em Geometria”. “Surgiu a partir da observação do conhecimento prévio de Origami de um aluno do curso de informática do IF Sertão-PE do Campus Ouricuri. Este aluno, que hoje é bolsista do projeto, me instigou a desenvolver e criar o projeto envolvendo Origami e Geometria”, disse.

O docente também falou sobre a importância do projeto. “O projeto beneficia os alunos do ensino fundamental das escolas municipais, que vão ter acesso ao aprendizado de Geometria de forma lúdica e bastante atrativa”, declarou.

Campus Ouricuri

• Estrada do Tamboril, S/N