Projeto “Construção do Projeto Político Pedagógico  como Aprofundamento da Gestão Democrática” está realizando o levantamento histórico do povoado de Passagem de Pedra em Ouricuri -PE

Sob a orientação do professor das disciplinas de História do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Andrey Borges,  e com a participação da aluna da Licenciatura em Química, Maria José Carvalho, o projeto “Construção do Projeto Político Pedagógico  como Aprofundamento da Gestão Democrática”, realizado na modalidade Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão (Pipbex), em parceira com membros da Escola Municipal Pedro Teles de Oliveira  está fazendo o levantamento histórico do povoado de Passagem de Pedra, localizado no município de Ouricuri-PE.

Açude em Passagem de Pedra

O levantamento histórico da escola e da comunidade é parte integrante da elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) como explica o docente Andrey Borges . “Em geral, a primeira fase de qualquer elaboração do PPP é o levantamento histórico da escola e da comunidade e isto tem duas implicações importantes para a unidade escolar. A primeira é que para a escola definir bem seu papel, ela tem que saber onde está situada. Qual é o contexto social e político das comunidades atendidas pela instituição. E a segunda implicação é a construção da identidade local”, declarou o professor.

A discente da Licenciatura em Química, Maria José de Carvalho, contou sobre a importância do levantamento histórico. “O levantamento histórico vai servir para o nosso projeto e vai ser um documento que a comunidade escolar poderá consultar e conhecer a história do povoado Passagem de Pedra”,disse Maria José de Carvalho.

A diretora da escola Pedro Teles de Oliveira, Kátia Viana, falou sobre o levantamento histórico. “Muito bom para comunidade escolar e pensamos, no futuro, após terminarmos o Projeto Político Pedagógico em divulgar o levantamento histórico da comunidade de Passagem de Pedra”, falou a gestora da escola Pedro Teles, que também é descendente dos primeiros povoadores de Passagem de Pedra.

O levantamento histórico teve a ajuda relevante da senhora Augustinha Viana, 83 anos, que contou suas memórias e apresentou os principais pontos do povoado Passagem de Pedra, além de conceder alguns documentos para a pesquisa.  Ela é descendente de Thomaz Gomes Viana, primeiro povoador de Passagem de Pedra.

Campus Ouricuri

• Estrada do Tamboril, S/N