Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Ouricuri promoveu Encontro de Integração e Inclusão


Com uma participação significante de servidores e alunos, O campus Ouricuri do IF Sertão – PE realizou, na segunda-feira (19), a primeira edição do Encontro de Integração e Inclusão da unidade escolar, que teve como tema “Oito anos Disseminando Conhecimento e Tecnologia“. O evento ocorreu na quadra poliesportiva da Instituição.

O evento também comemorou o aniversário de oito anos do campus Ouricuri


A programação do Encontro de Integração e Inclusão do campus Ouricuri constou de apresentações musicais das bandas Prolux (Erem Fernando Bezerra), Rádio Retrô ( campus Ouricuri) e Ediforró (campus Ouricuri), de poesia com Juarez Nunes e Ramirío Nunes e de dança com os alunos Victor Messias , Felipe José, João Emanuel, Joncleiton Salviano e Jennifer Alencar.

Alunos fizeram apresentação de dança


Também ocorreu uma exposição dos cursos de Edificação (equipamentos e pontes de picolé), Licenciatura em Química (trabalhos de inclusão) e Agroindústria ( alimentos como compota de abacaxi, compota de goiaba, licor de maracujá, licor de umbu, licor de maracujá do mato, licor de maracujá, geleia de goiaba, geleia de umbu, geleia de maracujá, linguiça de frango, sobremesa láctea, iogurte grego sabor goiaba, pão doce, doce de leite tipo corte, doce de leite em pasta, doce de leite com ameixa em pasta, que foram produzidos pelos servidores e alunos do curso), do Laboratório de Física, da Brinquedoteca de Libras e do time de robótica “AURIBOTS”, além da Feira de Saúde com testes de HIV e Sífilis, aferição de pressão arterial e de índice glicêmico, entrega de preservativos, panfletos e orientações em geral. Este momento  foi organizado pelo Setor de Saúde e teve o auxílio do CTA/COAS da Prefeitura de Ouricuri.

Os cursos expuseram seus trabalhos em estandes


A primeira edição do Encontro de Integração e Inclusão da Instituição contou com a presença de Werson e Silva Cavalcante, analista gestor de projetos da unidade de Araripina - PE do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e de Paulo Pedro de Carvalho, representante de Centro de Assessoria e Apoio a Trabalhadores/as e Instituições Não Governamentais Alternativas (CAATINGA).

No estande de Agroindústria teve degustação de alimentos


Os alunos Higor Siqueira, Sandrele Guimarães e Gabriel Araújo falaram sobre o evento. Confira:


“Achei o evento muito bom e gratificante para cada curso, ofertado na unidade escolar. Hoje, o Encontro de Integração e Inclusão celebrou os oito anos de atuação do campus Ouricuri e teve como objetivo unir a comunidade acadêmica, além de apresentar o que cada curso oferta e incentivar os alunos a mostrarem o que seu curso faz de melhor. E aproveito a oportunidade para agradecer ao campus Ouricuri e à professora orientadora Milka Carvalho por me permitir ser bolsista por dois anos, momento no qual tive o prazer em trabalhar com a comunidade do município de Ouricuri”, declarou Higor Siqueira;


“Foi um momento muito especial para que nós (alunos) pudéssemos experimentar um sentimento de pertencimento em relação à unidade escolar. E enquanto estudante, tenho muito a agradecer à Instituição, pois foi através do campus Ouricuri do IF Sertão – PE que tive e estou tendo várias oportunidades que nunca imaginei”, afirmou Sandrele Guimarães;


“A celebração de oito anos do campus Ouricuri foi esplêndida demais. Tivemos músicas ao vivo, apresentação de dança e um ambiente festivo e de aprendizado, que gostei por que mostrou todas as conquistas da Instituição até hoje. O campus Ouricuri veio para mudar minha vida, pois me deu uma oportunidade acesso ao ensino de qualidade, o que me deixou uma pessoa mais sábia, devido às diversas aprendizagens que tive no curso de Licenciatura em Química. Parabenizo o campus Ouricuri pelos oito anos de Sucesso”, contou Gabriel Araújo.

As professoras Rejane Rodrigues e Maria do Socorro estão no campus desde 2010 e deram depoimento sobre os oito anos da Instituição:


“Entrei em exercício em 27 de abril de 2010. Tomei posse um dia antes em Petrolina. O início foi difícil. O campus ainda estava em obras e nosso trabalho começou em uma sala emprestada pela UPE. Depois de alguns meses, optamos por ocupar o prédio e começar as aulas. Foi a melhor decisão. Comemorar um aniversário pela primeira vez foi incrível. Uma sensação de pertencimento à Instituição e à cidade que nos acolheu. Nesses oito anos passamos por muitos desafios, mas, fomos, paulatinamente, consolidando nossa missão de promover educação gratuita e de qualidade. Fazer parte da rede federal é muito bom, mas, contribuir para o desenvolvimento da região é muito gratificante. Sou grata por ser servidora do IF Sertão e espero continuar contribuindo com a formação dos jovens e adultos da região do Araripe”, disse a docente e diretora geral do campus Ouricuri, Rejane Rodrigues;


"Sinto muito orgulho em ter feito parte da equipe pioneira do campus Ouricuri. No dia 26 de abril de 2010, adentrávamos ao serviço público com a posse coletiva de uma equipe de professores, ao passo que realizávamos sonhos pessoais de ingressar na carreira profissional, trazíamos conosco o desafio de iniciar as atividades no campus  Ouricuri, cuja a missão era de  expandir a educação, desenvolver e difundir tecnologias na região do Sertão do Araripe. Nós que fizemos parte da equipe do Campus Ouricuri tivemos um desafio maior, nossas instalações prediais não estavam totalmente acabadas, mas abraçamos a causa e iniciamos nossas atividades, desde então, enfrentamos muitas dificuldades, mas também colhemos bons frutos ao longo dessa primeira infância (oito anos). Pessoalmente, sinto a sensação de realização profissional e de dever cumprido ao longo desses oito anos. E quando reencontro ex-alunos e eles me confidenciam que a vinda do Campus Ouricuri para a região do Araripe transformou a vida deles para melhor, isso  nos deixa com a vaidade e a certeza que estamos semeando as melhores sementes para o futuro dessa região”, falou a professora Maria do Socorro. 

Fotos: Lídio Parente

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98122-2215/98122-3778