Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Primeira atividade da II Semana de Humanidades, caminhada do Umbu Bom possibilitou uma apreciação holística do semiárido 

As nuvens esparsas dificultaram a presença do astro-rei do semiárido brasileiro, o sol, em um dia marcado por um mergulho na biodiversidade da Caatinga. A Caminhada do Umbu Bom, assim denominada por ter como ponto de partida e chegada o Espaço Umbu Bom, na Fazenda Floresta, zona rural do município de Parnamirim, foi realizada neste domingo (25) e se tornou a primeira atividade da II Semana de Humanidades do campus Ouricuri do IF Sertão-PE, que tem como tema “Juventudes Sertanejas e suas metamorfoses contemporâneas” e é realizada pelo campus, em parceria com o Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP/Recife-PE). 

 

A Caminhada do Umbu Bom permitiu aos participantes pensar e sentir o chão do semiárido. Foto: Juliano Varela

Para percorrer uma área que, ao todo, compreende 140 hectares de umbuzeiros, angicos, maniçobas, macambiras, juremas, umburanas, aroeiras e outros exemplares da flora catingueira foram prioritariamente convocados os inscritos na Oficina “Lugar de terra: arte em cerâmica”, que será ministrada entre esta terça (27) e quinta-feira (29) por Yane Andrade, João Pedro Rodrigues e Luiz Marcelo Barboza, estudantes do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Lugar de Terra é também o nome da exposição, em cartaz no Sesc Petrolina, realizada por esses e outros artistas residentes em Juazeiro e Petrolina. 

“A oficina foi pensada a partir da exposição, que busca pensar os múltiplos territórios do Vale do São Francisco, tanto do ponto de vista geográfico, físico, quanto político, afetivo e imaginário. E essa Caminhada é para vivenciar o território da Caatinga e criar o diálogo com a oficina, porque é importante que os participantes entendam e questionem os seus lugares de terra”, afirmou João Pedro Rodrigues. Segundo ele, a ideia inicial era recolher a argila que será utilizada na confecção da cerâmica, mas a falta de tempo para deixá-la no estado ideal de manipulação impediu que essa proposta se concretizasse. 

Além das presenças dos ministrantes da oficina “Lugar de terra: arte em cerâmica”, a Caminhada do Umbu Bom foi marcada pelas intervenções da professora de Geografia do campus Ouricuri, Christianne Farias e do fotógrafo do campus e proprietário da área percorrida, Lídio Parente. Nenhuma das várias espécies vegetais que florescem na área preservada passava despercebida aos olhares atentos desses dois mediadores da Caminhada, sempre prontos a partilharem aprendizados de quem sabe e sente o lugar onde os pés pisam. 

A professora Christianne e o fotógrafo Lídio partilharam um vasto conhecimento sobre o bioma Caatinga. Foto: Juliano Varela 

De acordo com a professora Christianne, a proposta da mediação foi trazer uma visão holística sobre o semiárido, isto é, um olhar que busca um entendimento integral dos fenômenos. “Vários alunos moram em área de Caatinga, mas não conhecem as plantas. É importante observar a mudança de paisagem de um ambiente para o outro e perceber que as ciências são interconectadas. A gente hoje falou de conteúdos de Geografia, Geologia, Solo e de como a população utiliza determinadas plantas para ritual religioso”, destacou ela. 

Entre as participantes da Caminhada, estava a estudante do Ensino Médio Integrado em Informática do campus, Ana Beatriz de Menezes. Ela, que sempre teve curiosidade em conhecer a Festa do Umbu, realizada no Espaço Umbu Bom com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação do umbuzeiro, ficou satisfeita em vivenciar a área. “O que achei mais interessante foi o tanto de utilidade que as plantas têm. As plantas servem pra fazer chá, remédio, tinta, comida pro gado, farofa”, enumerou ela. Monitora da II Semana de Humanidades, Beatriz pretende aproveitar os próximos dias para ampliar ainda mais o leque de conhecimentos, trocar experiências e se encantar com as novidades. 

 

Além de acolher os participantes da caminhada, o Espaço Umbu Bom realizada a cada ano a Festa do Umbu

Gratuita e aberta ao público, a programação completa da II Semana de Humanidades do campus Ouricuri pode ser conferida aqui

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98122-2215/98122-3778