Equipe “AURIBOTS” do campus Ouricuri do IF Sertão – PE foi vice-campeã na etapa nacional do Torneio Juvenil da Robótica 

A equipe de Robótica do campus Ouricuri do IF Sertão – PE “AURIBOTS” participou, entre os dias 30/11 e 02/12, da etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica (TJR). A competição foi realizada  no campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba. E em solo paraibano, a equipe “AURIBOTS” foi vice-campeão da modalidade “Cabo de Guerra” no nível 3 para competidores de 15 a 17 anos e quinta colocada na mesma modalidade no nível 4 para jovens acima de 18 anos. Com o resultado, a equipe “AURIBOTS” foi classificada no nível 3 para a edição 2019 do Torneio Internacional de Robôs (International Tournament of Robots - ITR), e, até o momento, times do México, Argentina e Paraguai já estão confirmados para disputa.  

 

Equipe "AURIBOTS" 

A chefe do Departamento de Ensino e docente das disciplinas de Física do campus Ouricuri, Mabele de Jesus, acompanhou os alunos da Instituição em João Pessoa e analisou o resultado da unidade escolar. “O resultado foi muito importante para nossa Instituição, onde representamos o estado de Pernambuco, principalmente o Sertão. Mostramos que também fazemos educação de qualidade e que temos alunos capazes de ocupar grandes destaques nas olimpíadas científicas”, avaliou.

Ela também contou do sentimento de ter participado com os estudantes da etapa nacional do TJR. “Estou orgulhosa por nossos alunos terem conquistado essa vitória e por representarem o IF Sertão - PE no Torneio Juvenil de Robótica. O trabalho em Robótica no nosso campus começou, em 2015, com os professores João Humberto e Miguel Duran.. E no ano de 2016, assumi o projeto com o professor João Humberto e de lá para cá, nosso maior trabalho foi fazer nossos alunos acreditarem na capacidade deles, indo além dos conteúdos ministrados em sala de aula. Depois disso, eles estudaram, trabalharam e mostraram que o Sertão também faz ciência e promove educação qualidade”, disse Mabele.

Troféu de vice-campeão 

Mabele de Jesus agradeceu o apoio da Instituição. “Gostaria de agradecer aos alunos da Robótica e demais discentes do campus Ouricuri que colaboram direta e indiretamente com o projeto, a Direção Geral que vem incentivando e investindo no projeto, ao DAP que sempre nos apoia, aos professores e técnicos administrativos que nos apoiam e acreditam nas ações da nossa escola, a Reitoria que viabilizou o transporte para irmos participar da etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica”, declarou a chefe do Departamento de Ensino do campus Ouricuri.

A estudante Larissa Barros Souza falou sobre a conquista do vice-campeonato no Torneio Juvenil de Robótica. “Foi um resultado ótimo por nossa perseverança de conquistar o prêmio, por classificar para o torneio internacional e por ter competido com concorrentes de um nível alto”, afirmou.

Os alunos que representaram o campus Ouricuri do IF Sertão – PE foram: 

Equipe da categoria Nível 3 - Sharlane Dias Nunes, Alex Vinícius de Souza Pereira, Kevyn Guilherme da Silva, Larissa Barros Souza; 

Equipe da categoria Nível 4 - Maria Jennifer de Alencar Silva, José Rubstaine de Holanda Alencar, Daniel Jacó dos Santos Pereira e Welner Ferreira Marra.