Nupea do campus Ouricuri do IF Sertão – PE fez a 1ª colheita e extração de mel do apiário da unidade escolar

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (Nupea) e os alunos do curso de Agroindústria do campus Ouricuri do IF Sertão - PE realizaram, na última terça-feira (05), a 1ª colheita e extração de mel do apiário da unidade escolar.  O apiário foi idealizado no Projeto de Extensão “Implantação do Apiário Didático do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - campus Ouricuri”, orientado pelo professor João Paulo Holanda Neto com a participação do ex-aluno Marcelo de Lima Alves, que hoje trabalha na Esperança Agropecuária e Indústria com sede em Cascavel - CE.

Primeira colheita e e extração de mel do apiário do campus Ouricuri ocorreu na última terça-feira


O docente João Paulo Holanda Neto contou a importância da 1ª colheita e extração de mel do apiário do campus Ouricuri. “Vai ajudar na realização das aulas práticas importantes para fixação de conteúdo e vivência da atividade. A colheita do mel é fase final de uma série de etapas planejadas anteriormente. Para a formação mais completa do corpo discente as aulas práticas sempre são as que mais são aproveitadas pelos alunos. O apiário é composto de animais invertebrados sociais das espécies Apis melífera, onde cada colmeia é uma unidade de produção e, por isso, desperta curiosidade nas pessoas pela produção do alimento mais rico em energia na natureza (o mel), bem como pelo serviço de polinização realizados por elas, contribuindo com a reprodução vegetal”, disse.


Sobre a 1ª colheita e extração de mel do apiário do campus Ouricuri, o coordenador do Nupea e professor da Instituição, Társio Alves, falou: “É um momento muito importante, pois aos poucos estamos expandindo o Setor de Abelhas do IF Sertão-PE campus Ouricuri, que servirá de laboratório para desenvolvermos diversos projetos com abelhas, contribuindo para o desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local ( APL) da Apicultura no Sertão do Araripe”.