Campus Ouricuri do IF Sertão – PE promoverá evento “Roda de Conversa sobre a História de Ouricuri”

O campus Ouricuri do IF Sertão – PE vai realizar a “Roda de Conversa sobre a História de Ouricuri” com o professor das disciplinas de História da unidade escolar, Andrey Borges Bernardes, e o escritor e historiador do município de Ouricuri, Giarlam de Sá Agra, que lançou, recentemente, o livro “Ouricuri, minha cidade nossa história”. O evento vai ocorrer no auditório do Núcleo de Ensino Superior Deputado Felipe Coelho/anexo do campus Ouricuri, no dia 28 de agosto, das 14h às 15h30 e será aberto ao público.

O docente Andrey Bernardes contou como surgiu a ideia de promover a “Roda de Conversa sobre a história de Ouricuri”. “Fiquei sabendo que um escritor de Ouricuri havia publicado um livro sobre a história da cidade e resolvi convidá-lo para compartilhar seus estudos com os discentes, tanto para prestigiá-lo, quanto para proporcionar um momento fora do contexto da sala de aula convencional para que os estudantes se aproximassem da sua própria história”, disse o professor.

Andrey Bernardes também expôs os objetivos do evento. “(O objetivo) é de prestigiar os autores locais, na expectativa de que seu exemplo possa estimular a formação de futuros leitores naturais da terra, bem como proporcionar um momento de ensino-aprendizagem fora do contexto da sala de aula convencional. Por fim, é também objetivo deste evento que os estudantes ampliem seus conhecimentos acerca da história de seu município”, declarou.

No evento, o professor, escritor, pesquisador, historiador e palestrante, Giarlam de Sá de Agra, abordará os principais fatos históricos de Ouricuri e o desafio de ser escritor no município. E, por isso, ele revelou como surgiu a ideia de escrever o livro “Ouricuri, minha cidade nossa história”. “O livro nasceu da ideia de registrar a história de maneira mais científica, no último período da faculdade; fiz o Trabalho de Conclusão de Curso em cima da história da cidade e da Adutora do Oeste e, com o material colhido, vi a necessidade de levar ao conhecimento geral, de maneira a perpetuar nossa história que, por muitas vezes, foi mal contada. Passei oito anos pesquisando até conseguir material suficiente para completar o livro”, afirmou.

Giarlam de Sá Agra falou sobre a importância de divulgar a história do município para a juventude: “Eu comento no meu livro que quem não conhece sua história, perde sua identidade e nós, de Ouricuri, pouco valorizamos a nossa história e nossa identidade. Nossas escolas e governantes também não têm essa preocupação, dando espaço para outras culturas e conhecimentos, que acabam sufocando o que é nosso. Muitos  estudantes nem sabem que Ouricuri possui hino e a esmagadora maioria não sabe o motivo de Ouricuri ser conhecido como Terra dos Voluntários da Pátria”, declarou o autor do livro “Ouricuri, minha cidade nossa história”.

Evento: Roda de Conversa sobre a História de Ouricuri
Dia: 28/08/2019
Horário: 14h às 15h30
Local: Auditório do Núcleo de Ensino Superior Deputado Felipe Coelho
Debatedores: professor  Andrey Borges Bernardes (IF Sertão - PE) e o historiador Giarlam de Sá Agra

Sinopse do livro “Ouricuri, nossa cidade nossa história”

O livro “Ouricuri, minha cidade nossa história” conta com riqueza de detalhes o início da cidade em seus primórdios, desde a década de 1840 até 2018. Relata informações importantes em diversas áreas como: educação, religião, política, saúde, lazer, cultura, eventos, agricultura, entre outros. O autor transcreve de maneira concreta a história da localidade que, por muitas vezes, foi contada de maneira fabulosa e poética, ignorando as normas da historiografia. Sua preocupação foi levar aos pesquisadores e aos estudantes o conhecimento confiável de uma belíssima história que a cidade possui, como também alertar a desvalorização dela, vez que muitos desconhecem a história de sua própria bandeira e hino. O livro traz fatos importantes como o batalhão de Voluntários da Pátria de Ouricuri e toda sua saga, como também a principal obra que abastece de água e esperança todo o município e região, a Adutora do Oeste.

Campus Ouricuri

• Estrada do Tamboril, S/N