Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Workshop discute a importância do cálcio na fruticultura irrigada

Abordar a aplicação do cálcio na agricultura, desde aspectos ligados ao solo até a pós-colheita. Este foi o objetivo do I Workshop Cálcio ligado na fruticultura irrigada, realizado na última semana, no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.

 

O evento foi organizado pela turma do curso de Agronomia AG15, durante a disciplina Anatomia Vegetal, ministrada pela professora Ana Rita Leandro. Os estudantes Camila Oliveira, Iuri Silva, Jonathas Ranver, Eugênia Barreto e Kelly Araújo, ministraram as palestras.

“O evento foi de extrema importância, porque muitas vezes o produtor tem o conhecimento prático mas não tem o teórico e nós buscamos justamente difundir esse conhecimento. E também é uma forma de complementar nosso currículo, crescer como profissional”, afirmou Jonathas.

Para a aluna Camila Oliveira, a experiência foi enriquecedora, porque, além de organizar o Workshop, foi a primeira vez que teve a oportunidade de palestrar. “A turma toda organizou o evento, isso que foi o diferencial. Decidimos tudo, desde o público-alvo até o tema abordado”, disse.

Os palestrantes abordaram o elemento cálcio desde a tabela periódica, sua disponibilidade no solo, como acontece a absorção radicular pela planta, a translocação do nutriente até chegar ao fruto, o que sua ausência causa ao fruto, até a pós-colheita.

“O evento superou todas as nossas expectativas. As apresentações foram magníficas e o cálcio foi abordado desde a tabela periódica até a pós-colheita dos frutos. Ao fim das apresentações, os palestrantes participaram de uma roda de conversa. Foi uma satisfação incrível”, afirmou a professora Ana Rita Leandro.

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050