Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Trilha Ecológica recebe visitante que inspirou implantação de percurso acessível a pessoas com deficiência

A equipe da Trilha Ecológica Inclusiva, projeto de Extensão do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, viveu momento muito especial, nesta quinta-feira (7), ao receber a pessoa que foi a inspiração para a implantação da acessibilidade no percurso da trilha.

 

Trilha Ecológica passou por adaptações para garantir o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Herbert Jones é de São Paulo (SP) e, através da internet, conheceu o projeto da Trilha Ecológica em 2018. Logo, se interessou em conhecer e entrou em contato para agendar uma visita. No entanto, seu contato foi uma provocação: Herbert é cadeirante e Trilha não tinha, até então, condições de acessibilidade para recebê-lo. “Isso me deixou triste e inquieta, e então corri atrás para escrever o projeto para que fossem feitas as adaptações”, contou a orientadora da Trilha, Elizângela Souza.

No percurso, muito conhecimento sobre as plantas nativas da Caatinga

Desde o dia 3 de setembro deste ano, a Trilha Ecológica passou a oferecer uma estrutura apropriada para receber pessoas com deficiência. A partir de pesquisas sobre quais adequações seriam necessárias, foi feito compactação e nivelamento do solo, inserção de rampas, produção de placas de identificação das plantas em Braile e Libras, além da instalação de linhas guia. 

Herbert Jones veio de São Paulo conhecer as riquezas do bioma

Herbert Jones pode então conhecer o projeto e garantiu que a experiência valeu muito a pena. Guiado pelos bolsistas Emanuela Beatriz Souza e Jarmison Nunes no percurso de cerca de 900 metros, conheceu várias espécies de plantas nativas da caatinga e suas potencialidades. “É fantástico, muita coisa eu não conhecia, diversas curiosidades sobre as plantas, achei bastante enriquecedor. Vou divulgar bastante e levar esse projeto adiante. Achei tranquilo em relação à acessibilidade, vocês estão possibilitando que todas as pessoas compartilhem essa beleza que a natureza oferece”, afirmou. 

 

Para Emanuela, a sensação é de gratidão. “Ele foi o despertar do nosso olhar para acessibilidade e também para que as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida sejam incluídas na questão  da conservação e preservação ambiental. Fiquei bastante feliz por ele ter vindo de tão longe, de São Paulo, para nos prestigiar, aprender um pouquinho mais”, disse.

O projeto da Trilha Ecológica tem como objetivo despertar para a preservação ambiental através do conhecimento do bioma Caatinga. Qualquer pessoa ou grupo interessado pode fazer a trilha. Para isso, basta agendar através do e-mail trilhaecologicaIF@hotmail.com. O ideal é que sejam grupos de até 20 pessoas. A visita dura em torno de uma hora e meia e é recomendado aos visitantes roupas e sapatos fechados, boné, água e protetor solar.

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 277
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050