Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Blog Tempo da Palavra incentiva leitura e produções literárias

Desde o dia 11 de março, o mundo está vivendo oficialmente uma pandemia. A Covid-19, doença provocada pelo corona vírus, proporcionou mudanças profundas em diversos aspectos do dia a dia, entre elas a necessidade de isolamento social.

 

No período em que milhares de pessoas ficam a maior parte do tempo em casa, a literatura aparece como uma grande aliada. A professora de Língua Portuguesa do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, Antonise Coelho, idealizadora do Blog Tempo da Palavra, ressalta a importância da leitura, sobretudo nesse período. “A leitura entrou em minha vida na infância e nunca mais foi embora e, por isso, nesses dias de quarentena devido à pandemia da doença Covid-19, busco a leitura e a escrita para afastar os maus presságios”.

Antonise faz um convite aos estudantes a exercitarem a escrita e a participar com o envio de textos para o blog. “Qualquer aluno pode participar enviando os textos através do e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”. A professora ressalta ainda que a literatura não é um mero divertimento. “A leitura/literatura é capaz de traçar aspectos significativos da história da humanidade, além de questionar e apontar diversos problemas sociais, políticos, históricos, econômicos e de saúde, como a pandemia originada pelo Coronavírus, neste ano de 2020”.

O blog Tempo da Palavra está no ar desde 2009 e é uma ferramenta de apoio às aulas de Linguagem, reunindo textos de autoria de alunos, ex-alunos e de Antonise. Nesta semana, a a estudante do 3 º ano do curso de Agropecuária, Ana Paula Delmondes, deu sua colaboração enviando o texto “A saída de casa”. “Os textos de atividades planejadas e textos autorais postados, ao longo dos anos, apresentam um relevante aprendizado de escrita. Concluí que existe um prazer desfrutado por quem participou e participa do Blog”, diz a professora.

Como forma de incentivo e para reforçar o convite à produção de textos, Antonise escreveu sobre “A presença da leitura em tempos de quarentena”, que pode ser conferido aqui

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050