Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Estudantes participam de palestra sobre brucelose

Estudantes do curso técnico em Zootecnia do câmpus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE participaram, nesta terça-feira (12), de palestra sobre o Programa Nacional de Controle da Brucelose. Também participaram do evento jovens da Funase, alunos do curso de Formação Inicial e Continuada de Auxiliar Técnico em Agropecuária. A brucelose é uma doença crônica causada pelas bactérias do gênero Brucella, transmitida pelos laticínios não pasteurizados ou pelo contato com animais ou carne infectada.

Palestra abordou causa, sintomas e prevenção da brucelose

A palestra foi ministrada pelo médico veterinário da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), Edmilson Miranda, que explicou sobre os sintomas da doença, forma de transmissão para o gado e humanos, formas de prevenção. “A vacinação de bovinos e bubalinos contra brucelose é obrigatória no Brasil e de extrema importância. Fêmeas de três a oito meses devem ser imunizadas”, alertou Edmilson Miranda.

Vacina contra febre aftosa foi aplicada no rebanho do IF Sertão-PE

Ao final da palestra, foi realizada a vacinação do rebanho bovino do câmpus contra a febre aftosa. A vacinação contra a doença também é obrigatória e acontece duas vezes por ano. O primeiro período de imunização em Pernambuco, que é considerado área livre da aftosa, é entre os dias 1º e 31 de maio.

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 277
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050