Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE expõe práticas e conhecimentos durante sexta edição da feira

Exposição de tecnologias de convivência com o Semiárido que atrai a atenção de produtores e pequenos agricultores de todo o Nordeste. Um intenso intercâmbio de conhecimentos e práticas que garantem a produção na região. Este é o SemiáridoShow, evento que está na sexta edição, começou nesta terça-feira (20) e segue até a próxima sexta (23), na Embrapa Semiárido, em Petrolina.

 

Intercâmbio de conhecimento no stand do If Sertão-PE no SemiáridoShow

Com o tema “Territórios, água e agroecologia: bases para vida no Semiárido”, a feira é uma oportunidade para que cada um dos presentes demonstre o que de melhor desenvolve. Possibilidade aproveitada pelo campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), que levou para o evento projetos na área da Agroecologia, Zootecnia e Agroindústria. Para o coordenador de Extensão do campus, João Bandeira, é uma oportunidade de os estudantes terem contato com o produtor. “À medida que o aluno está em diálogo com o produtor, além de passar o conhecimento que adquiriu em sala de aula, ele acaba aprendendo também”, afirmou.

Estudantes apresentam rações feitas com plantas da região

O movimento foi intenso na área de exposição do IF Sertão-PE. Diversos produtores, pequenos agricultores, empresários tiveram a oportunidade de conhecer o que é desenvolvido durante os cursos, com a devida explicação dos estudantes. Na área de Zootecnia, por exemplo, estão sendo expostas rações elaboradas com forragens nativas, além da realização do exame de OPG, método simples para monitorar parasitas nos rebanhos. “Realizamos na hora esse exame, através das fezes do animal, mostrando para o produtor que é eficaz no controle da verminose”, explicou o estudante de Zootecnia, Manoel Lucas. 

Sementes de mamona, milheto, sorgo são utilizadas na adubação verde

Já no espaço do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia, o que chamou a atenção do público foi a plantação de horta orgânica, de ervas medicinais, demonstrações de adubação verde, compostagem e o cultivo de hortas em pequenos espaços. “As pessoas estão vindo frequentemente. No caso da adubação verde, as pessoas veem as sementes, conhecem e as vezes acham que não têm serventia e a gente está mostrando para que serve”, disse a estudante de Agronomia, Camilla Alves. Para o aluno de Agricultura, João Otávio, o momento é uma oportunidade de troca de ideias. “Aqui está sendo bastante proveitoso, porque a gente vem com algumas ideias e acaba sendo surpreendido por esses grandes e pequenos agricultores”. 

Foi apresentada a possibilidade de cultivo de hortas em pequenos espaços

Em exposição ainda no stand do IF Sertão-PE estão os produtos elaborados nas aulas práticas do curso de Agroindústria, tanto do campus Petrolina Zona Rural, quanto do Centro de Referência de Afrânio, através do Pronatec. 

Produtos elaborados pelos estudantes de Agroindústria estão sendo expostos

Além dos estudantes do campus Petrolina Zona Rural, alunos, professores e técnicos de outros campi do IF Sertão-PE, como Floresta, estiveram presentes no Semiárido Show, em visitação. “O evento é muito rico, mostra muitas tecnologias que podemos usar no Semiárido, nós somos de um campus que também está localizado no sertão e muitas vezes o pequeno produtor não tem consciência do potencial que ele tem. Aqui a gente pode ver as potencialidades e é uma oportunidade de conhecer essa realidade”, concluiu a professora e coordenadora de Extensão do campus Floresta, Fabiana Rodrigues.  

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 277
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050