Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Exposição passeia pela história do campus Petrolina Zona Rural

Fotografias, equipamentos antigos, premiações, materiais didáticos que contam um pouco a trajetória do campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Essa foi a proposta da exposição “Olhares do IF Sertão Petrolina Zona Rural – Memória e tempo”, idealizada pela estudante de Agronomia Ruama Sena e que integrou a programação da III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do campus. 

 

Fotos contam trajetória do campus Petrolina Zona Rural

As fotos contam histórias desde a década de 1980, quando a instituição ainda era Escola Agrotécnica até as práticas realizadas nos dias atuais. Uma verdadeira viagem pelas mudanças ocorridas ao longo dos anos, que despertam a curiosidade de uns, a saudade em outros. 

Instrumentos antigos mostram mudanças nas práticas ao longo dos anos

A exposição foi dividida em diferentes partes, como “Olhares do povo sertanejo”, que apresentou objetos alusivos à cultura sertaneja; “Olhares da caatinga”, que expôs o artesanato trabalhado pelo servidor Gilberto Santos, que reproduz a fauna e flora da caatinga a partir de esculturas feitas com cola e jornal; “Olhares das ações”, que trouxe instrumentos e materiais utilizados durante práticas nas aulas do campus. Todas as seções têm relação com as ações que o Instituto tem desenvolvido, através do ensino, pesquisa e extensão, e transformam de alguma maneira a vida do homem do campo. 

Esculturas do servidor Gilberto Santos mostram os "Olhares da Caatinga"

De acordo com a estudante Ruama Sena, a intenção foi mostrar o trabalho realizado pela instituição. “Muitas vezes a gente não tem esse olhar do que o Instituto representa. E às vezes temos que olhar para o passado, reconhecer um pouco da nossa história, para trilhar novos caminhos”, afirmou. A mostra ficou em exposição até a última sexta-feira (11).

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 277
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050