Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Bate-papo sobre a cultura do vaqueiro reúne estudantes no campus Petrolina Zona Rural

A cultura do vaqueiro foi o tema do projeto Quintas Culturais, realizado na última quinta-feira (25), no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. Histórias, poesias e músicas envolveram os presentes no evento, que contou com a participação do jornalista Vinícius Gonçalves, autor do livro “Homens da Alma de Couro” e dos estudantes dos cursos Médio em Agropecuária, Zootecnia e Agronomia.

Filho de vaqueiro, o convidado apresentou sua própria história que o inspirou a escrever o livro, contou o processo de criação da narrativa, as conversas com vaqueiros que se tornaram personagens de “Homens da Alma de Couro”, falou dos costumes, referências e tirou dúvidas e curiosidades dos estudantes. “Foi um privilégio poder falar do livro aqui para eles”, afirmou Vinícius Gonçalves.

Jornalista Vinícius Gonçalves apresentou o livro de sua autoria sobre a cultura dos vaqueiros

Após a apresentação, os alunos de Zootecnia Renan Vieira e Rivaldo Soares soltaram a voz entoando aboios, um dos principais elementos da cultura do vaqueiro, canto típico usado inicialmente para condução do gado. “Fui criado nessa cultura e desde os 14 anos que canto aboio. Aqui foi muito bom, a gente sente a vibração das pessoas”, contou Renan Vieira. Já para Rivaldo Soares, a experiência foi inédita, porque mesmo cantando desde pequeno, nunca havia se apresentado em público. “Fiquei meio tímido, mas valeu a pena”, disse.      

Estudantes Renan Vieira e Rivaldo Soares cantaram aboio

Ainda durante o evento, o estudante Denilson Silva apresentou o projeto de extensão do qual faz parte como bolsista, intitulado “Vaqueiro, o herói do Sertão”, que tem como objetivo conhecer de que forma a cultura do vaqueiro influencia os alunos do campus Petrolina Zona Rural, bem como promover sua valorização na comunidade acadêmica.

O projeto Quintas Culturais é realizado mensalmente, com a proposta de criar um espaço de convivência cultural por meio da realização periódica de atividades sociais. 

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 277
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050