Planejamento de Ensino é tema de palestra de abertura do Encontro Pedagógico 2016

Começou nesta quinta-feira (28) o Encontro Pedagógico 2016, promovido pelo campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. Um café da manhã,  momento de integração entre os docentes, abriu o evento, que continua até o próximo dia 5 de maio.

Momento de integração entre os docentes aconteceu com um café da manhã

O professor José Flávio Soares, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), foi o convidado do dia a ministrar uma palestra sobre “Planejamento de Ensino”. Ele destacou a importância de discutir o tema: “eu acho importante que o instituto faça reflexões no campo pedagógico, porque vai se refletir muito no processo de aprendizagem dos próprios alunos e também do ensino. Acredito que depois dessa reflexão os professores vão pensar melhor sobre o que já fazer para poder fazer cada vez melhor”, afirmou.

José Fávio Soares levou aos professores do campus exemplos de como uma aula ou uma disciplina sem planejamento pode prejudicar a aprendizagem dos alunos e até mesmo a identidade dos cursos oferecidos. Ao final, ele respondeu a questionamentos dos presentes. Para a professora de matemática, Adriana Bezerra, a palestra foi muito proveitosa. “Foi muito bom o momento para a gente poder repensar nossas práticas, nosso dia a dia e colocar na cabeça que a gente precisa realmente planejar para ter um aproveitamento melhor”, disse.

Professor Mestre José Flávio Soares foi o convidado do dia

De acordo com o pedagogo do campus Marcos Uchôa, o evento foi pensado para acontecer em duas etapas. “Num primeiro momento a gente pensou em fazer uma formação prévia com os professores para que se desdobrasse no segundo momento, que seria quando os professores vão planejar com suas coordenações, de forma que aproveitasse os elementos teóricos e metodológicos dessa formação no planejamento da semana seguinte”, informou. O Encontro Pedagógico continua nesta sexta-feira (29), com uma oficina de elaboração de projetos interdisciplinares, realizada pela professora Enaide Maciel.

Clique aqui para conferir a programação completa.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49