Culminância do projeto #Sábados Interativos apresenta conhecimento e muita criatividade

O último sábado (19) foi de muita troca de conhecimento no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. A primeira culminância do projeto #Sábados Interativos apresentou a criatividade, dedicação e todo o aprendizado desenvolvido durante o semestre, envolvendo estudantes de todos os cursos do campus. 

 

Equipe do curso de Agricultura apresentou informações sobre o cultivo do feijão e a presença da mulher no campo no programa Rádio Rural

A ideia do #Sábados Interativos é trabalhar, a partir de um tema em comum, a interdisciplinaridade e o uso das tecnologias no processo educacional. Durante a culminância, os resultados dos trabalhos foram mostrados a partir de exposições, apresentação de baner, palestras, mostra de produtos, blogs, além de uma visitação à Escola do Vinho. Todas as iniciativas foram trabalhadas com o envolvimento de mais de um professor e diferentes disciplinas. 

Estudantes apresentaram seus trabalhos para o público presente

A estudante do curso de Agricultura, Luana Raweny, elaborou e apresentou um programa de rádio ao lado dos colegas de turma. A desenvoltura e os temas discutidos chamaram atenção da plateia. “Esse trabalho requereu bastante atenção e dedicação, porque foi um desfio. Queríamos fazer tudo perfeito”, afirmou. Um dos temas apresentados pela equipe foi a presença da mulher no mercado de trabalho agrícola. “Escolhemos esse tema porque vimos que ainda existe muito preconceito em nossa área”, disse. 

Exposição de peixes, perfil das artes de pesca, transposição foram alguns dos temas tratados pelo Médio Integrado

A aluna do curso de Zootecnia, Weslany Lopes, apresentou com sua turma baner sobre o bem-estar animal. “Foi importante, porque muitas coisas que não sabia tive a oportunidade de aprender com através desse trabalho”, considerou. 

O uso de agrotóxico foi debatido por estudantes do curso de Agricultura

Atenor Braga é pai da aluna do curso de Agropecuária, Ananda Braga, e veio do município de Remanso (BA) para prestigiar o trabalho da filha e de seus colegas. “É a primeira vez que participo de um evento aqui e estou gostando muito. É bom para ampliar os conhecimentos e para eles mostrarem para as pessoas o que estão aprendendo”, afirmou. 

O evento contou com acessibilidade

Já os estudantes do curso de Viticultura e Enologia promoveram visitações à Escola do Vinho, nas quais foi possível conhecer as instalações do local e sua funcionalidade, participar de uma sessão de análise sensorial e degustar produtos elaborados durante aulas práticas. 

 

Na Escola do Vinho, a análise sensorial foi um dos destaques

Para a diretora de Ensino do campus Petrolina Zona Rural, Andréa Nunes, o projeto #Sábados Interativos superou as expectativas. “Ficamos muito felizes com o envolvimento de alunos e professores em querer dar certo. Foram apresentadas ideias fantásticas que mostraram todo o potencial de nossos estudantes, que estavam alegres, empolgados”, disse. 

Turma de Agronomia relacionou Economia Rural, Genética e Fisiologia animal

Membro da comissão organizadora do projeto, o professor Vitor Prates destacou a importância da interdisciplinaridade. “As disciplinas precisam conversar para atender a determinado objetivo ou produto e vimos isso acontecer aqui”. Vitor salientou também o aprendizado dos alunos, a oportunidade de lidar com o público e de mostrar suas ideias na prática.

A próxima culminância do #Sábados Interativos está prevista para o mês de outubro, em data ainda a ser confirmada.