Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Centro de Referência de Afrânio certifica quatro novas turmas

Era notória a emoção nos olhos de seu Juarez dos Santos. Após uma longa jornada, obstáculos enfrentados, muita disposição e dedicação, ele finalmente conseguia o diploma de técnico em Agente Comunitário de Saúde. Mas esse não era o único motivo, apesar da grandeza da conquista, para tamanha emoção. Seu Juarez não entrou sozinho para receber a certificação. Ao seu lado, as duas filhas, Leidianne e Layanne, acompanhavam os passos do pai para também serem certificadas como técnicas em Agroindústria.

O diretor da EAD, Hommel Almeida, destacou o baixo índice de evasão no Centro de Referência de Afrânio nos cursos à distância, 49% abaixo da média nacional

A história da família Santos é apenas um exemplo do significado que teve a noite desta quarta-feira (13), para o município de Afrânio (PE). Cerca de 80 estudantes receberam a certificação de conclusão dos cursos técnicos em Agroindústria e Zootecnia, ofertados pelo Pronatec/ Sisutec, e Serviços Públicos e Agente Comunitário de Saúde, por meio da Educação a Distância (EAD), através do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, no Centro de Referência de Afrânio.

A Seu Juarez ao lado das filhas Leidianne e Layanne: "É uma honra muito grande, uma valiosa conquista. Quando vi essa oportunidade tive que me jogar", afirmou

A solenidade, que reuniu familiares e servidores, contou com as presenças da reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, da pró-reitora de Ensino, Marli Melo, da diretora geral do campus Petrolina Zona Rural, Jane Perez, do coordenador do Centro de Referência de Afrânio, Sebastião Costa, do diretor da EAD, Hommel Almeida, além do prefeito de Afrânio, Rafael Cavalcanti e autoridades municipais. 

Formandos dos cursos de Agente Comunitário de Saúde e Serviços Públicos

“Afrânio hoje ganha mais profissionais técnicos que, com certeza, mudarão a realidade dessa cidade. Estamos lutando para que os cursos superiores EAD sejam implantados aqui. Queremos avançar na educação à distância, sem nenhum momento diminuir nosso compromisso de formar profissionais aptos ao mercado de trabalho, com formação técnica e humanizada”, afirmou a reitora Leopoldina Veras. 

Formandos dos cursos de Agroindústria e Zootecnia

A diretora do campus Petrolina Zona Rural, Jane Perez, destacou a importância da parceria com o município, para a continuidade de oferta de cursos no Centro de Referência. “Queremos manter o nosso vínculo com o município, através da oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada e EAD. O sucesso do Centro de Referência já é consolidado. Reafirmo nosso compromisso de continuar investindo em Afrânio”, garantiu. O prefeito Rafael Cavalcanti reafirmou a parceria e o compromisso em fortalecer o Centro de Referência de Afrânio. “O único meio de desenvolver a cidade é por meio da educação. Nosso sonho é que não precisemos trazer nenhum profissional de fora”, disse.

Emoção marcou solenidade

Para a formanda em Agroindústria, Maria Francisca Coelho, foram dois anos de muito aprendizado, mesmo com as dificuldades vivenciadas. “Fomos além do que muitos duvidavam. E esta é apenas a alavanca para chegar ao destino projetado”, afirmou.

Atualmente, o campus Petrolina Zona Rural está com três turmas em andamento de cursos de Formação Inicial e Continuada no Centro de Referência de Afrânio, em Programador de Sistemas, Assistente Administrativo e Formação Pedagógica, e outros dois cursos com inscrições abertas até esta sexta-feira (15):  Didática e Análise de Mercado e Investimento: Desafios e Oportunidades. 

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 277
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050