Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Papo Libras propõe momento dedicado à língua de sinais e à cultura surda

Que tal bater um papo em Libras e conhecer mais sobre a cultura surda? Essa é uma das propostas do “Papo Libras”, que acontecerá todas as quintas-feiras, às 14h, no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.

 

Organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) em parceria com o Departamento de Políticas de Assistência Estudantil do campus, o “Papo Libras” é uma ferramenta pensada com o propósito de garantir a acessibilidade de pessoas surdas na instituição. Através do diálogo descontraído, informal e do debate de questões relacionadas à pessoa surda, é ainda uma oportunidade para que servidores e estudantes tenham ao menos uma noção básica da língua de sinais.

Para o intérprete de Libras e idealizador da ação, Francisco Everaldo, o projeto pode ser visto como um espaço democrático, um lugar para conversar, sem qualquer obrigatoriedade. “Qualquer pessoa pode participar. Se tiver interesse em aprender e conhecer sobre a cultura surda, o espaço está aberto. Saliento que mesmo aqueles que dizem que não sabem, que não conseguem, venham para o espaço”, afirmou. Para participar não é necessária inscrição. 

Segundo Everaldo, mesmo quem não tem nenhuma noção da Língua Brasileira de Sinais pode comparecer. “A ideia é aprender conversando, tanto através de sinais, quanto com a língua oral auditiva. Nós ouvintes naturalmente usamos gestos, expressões não-verbais. Isso, por si só, facilita a comunicação. Garanto que se você não souber sinal nenhum e vier para o ‘Papo Libras’ você vai me entender”. 

Nos encontros, além do aprendizado de Libras, serão discutidos temas como cultura surda, curiosidades sobre doenças que causam surdez ou como um surdo, que tem pai e mãe ouvintes, se comunica em casa. “Queremos desmistificar situações. E o grupo sempre estará aberto a sugestões sobre assuntos a serem debatidos”, informou Francisco Everaldo.

O intérprete destaca ainda que o “Papo Libras” é também um espaço para que estudantes que estão cursando ou que já cursaram a disciplina de Libras pratiquem a língua. No campus Petrolina Zona Rural, a disciplina é optativa para os cursos superiores e integram a grade curricular dos cursos técnicos. “Para eles é um ganho muito grande, porque aquilo que ele aprendeu com o professor em sala de aula poderá ser colocado em prática, o que é necessário no aprendizado de qualquer língua, seja inglês, alemão ou libras”, disse Everaldo. 

O primeiro encontro do “Papo Libras” acontecerá nesta quinta-feira (1º), na sala do Napne.

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 277
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050