Projeto apresenta I Congresso Interdisciplinar de Ciências Agrárias

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realizou, neste último sábado (24), o I Congresso Interdisciplinar de Ciências Agrárias, produto de mais uma culminância do projeto #Sábados Interativos. 

 

Professora Luciana Cavalcanti ministrou palestra sobre pesquisa científica

O evento foi aberto com a palestra da pró-reitora de Pesquisa do IF Sertão-PE, Luciana Cavalcanti, sobre a importância da pequisa científica e quais os incentivos dados pelo Instituto para o fomento da busca pelo conhecimento. “Nós entendemos a ciência como forma de crescimento local, um crescimento sustentável que proporcione a melhoria de vida da comunidade”, afirmou, ressaltando os programas de estímulo à pesquisa, como o Pibic, Pibic Jr. e Pibiti e a atuação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Estudantes dos cursos superiores apresentaram trabalhos sobre temática variadas

Após a palestra, os estudantes dos cursos superiores de Agronomia e Viticultura e Enologia apresentaram trabalhos em formato de banner, abordando temas dos mais variados, como quantidade de água utilizada no cultivo de uva e manga ou os flavonoides do vinho tinto na prevenção de doenças cardiovasculares, dentre muitos outros.

Para o aluno de Viticultura e Enologia, Devani Manoel, o #Sábados Interativos para ele significa aprofundar conhecimentos. “Temos a oportunidade de fazer trabalhos novos e nos aprofundarmos em pesquisas que durante o dia a dia a gente não tem, além disso, podemos mostrar o nosso trabalho para as pessoas e aprender com os outros”, comentou.

Jéssika e equipe construíram um monolito

A estudante de Agronomia, Jéssika Araújo, ao lado de sua equipe, desenvolveu um trabalho de caracterização e classificação dos perfis de solo do campus Petrolina Zona Rural e como resultado apresentou um monolito, no qual é possível a observação e análise dos solos. “É muito gratificante. O trabalho foi importante pelo aprendizado, por descobrir coisas novas, por estudar coisas com as quais temos afinidade”, afirmou. O trabalho estará exposto no Laboratório de Solos do campus, à disposição de outros estudantes. 

O projeto #Sábados Interativos tem como objetivo trabalhar, a partir de um tema em comum, a interdisciplinaridade e o uso das tecnologias no processo educacional. A próxima culminância acontecerá no dia 7 de abril.