Campus Petrolina Zona Rural realiza curso sobre certificação

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realizou, nesta segunda e terça-feira (23 e 24), o minicurso sobre Certificação de Frutas, voltado para estudantes dos cursos de Agricultura e Agronomia.

Curso foi ministrado pela auditora Márcia Nobre

Ministrado pela auditora de uma empresa certificadora, Márcia Nobre, o objetivo do curso foi demonstrar as exigências necessárias para que fazendas produtoras de frutas alcancem a certificação mínima para exportação. “Os novos profissionais já têm que ser capacitados em certificação. Toda fazenda no Vale do São Francisco que exporta qualquer cultura tem que ser certificada”, afirmou Márcia.

Durante os dois dias, os alunos puderam conhecer as exigências para adquirir o Global G.A.P, um dos principais certificados de Boas Práticas Agrícolas, com reconhecimento internacional, e o certificado Tesco Nuture, que abordam pontos como a questão ambiental, saúde do consumidor, contaminações, bem-estar do trabalhador e maus tratos dos animais. “Há 20 anos, a empresa teria que ter uma única certificação para exportar. Hoje, grandes empresas têm certificações sociais e ambientais, além da Global G.A.P, que é a certificação mínima”, informou a auditora.

Além do conhecimento, os futuros técnicos e agrônomos puderam ter uma visão de sua área de atuação, ligada à certificação, tanto como profissionais que preparam as fazendas para certificação, como consultores ou mesmo como auditores de certificadoras.

Para a professora Luciana Oliveira, organizadora do evento, o curso é uma oportunidade para que os estudantes tenham acesso às informações sobre certificação, a partir da parceria entre o campus Petrolina Zona Rural e a empresa Santec, representante da certificadora Primus Lab no Brasil.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49