Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Estudantes de colégio de São Paulo conhecem rotina do campus Petrolina Zona Rural 

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE já se tornou ponto de parada obrigatório para os alunos do Colégio Santa Cruz, de São Paulo (SP). Todos os anos, desde 2012, turmas do 9º ano do Ensino Fundamental têm a oportunidade de conhecer uma realidade de aprendizado diferente da que vivem diariamente.

Alunos de São Paulo foram recebidos por turma de Agropecuária

Nesta terça-feira (15), uma nova turma foi recebida por estudantes e servidores, que apresentaram a estrutura física, setores ligados às práticas de agricultura, agroindústria e zootecnia, além de contar sobre o dia a dia no campus. 

Visita incluiu passeio pelo campo, setores de agricultura e zootecnia

A experiência tem seu ponto alto na interação entre os alunos. A dificuldade de interação inicial não demora para ser vencida. Logo, as curiosidades, a vontade de conhecer diferenças e semelhanças entre os adolescentes despertam para o diálogo e a troca de vivências. 

Além de setores, estudantes conheceram canal de irrigação e sua importância para o funcionamento do campus

Ana Laura Souza é aluna de Agropecuária e acompanhou a visita desde o início. Ela falou sobre as coisas que gosta de fazer, sobre o que mais chama atenção no curso, sobre as dificuldades e pontos positivos. “Foi muito legal. É ótima essa troca de experiências, porque nós não conhecíamos como era o ensino deles lá”, disse. 

Interação entre os alunos é o ponto alto da visita

A sensação foi a mesma para Carolina Ito, que se surpreendeu com as possibilidades que o campus oferece. “Consegui conhecer um pouquinho mais sobre cada área, da irrigação, do cuidado com os animais, das plantas medicinais. Foi muito boa essa interação com os alunos, a gente conseguiu ver as experiências deles e falar da nossa”, afirmou.

Ao final, alunos trocaram até mesmo contatos nas redes sociais

De acordo com a professora do Colégio Santa Cruz, Fernanda Rodrigues, os alunos foram divididos em grupos de seis temas: sustentabilidade, modo de ocupação da terra, papel da mulher, políticas públicas, energia, cultura e identidade. “A ideia é ver na prática esses temas. E aqui no IF Sertão-PE conseguimos fazer isso”, explicou. 

Mais duas turmas visitarão o campus Petrolina Zona Rural, nos próximos dias 19 e 23 de maio. 

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 277
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050