Escola do Vinho fecha parceria com vinícola de Curaçá

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, através da Escola do Vinho, firmou parceria com a empresa Vinum Sancti Benedictus (VSB), sediada em Curaçá (BA). O acordo, de mútua cooperação técnica e científica, prevê a vinificação de cinco variedades de uvas, orientada pela equipe técnica da Escola do Vinho, com o objeto de conquistar a produção de vinhos finos especiais.

Parceria contribui para desenvolvimento da região

Segundo a coordenadora do curso de Viticultura e Enologia, Elis Nogueira, além de contribuir com o desenvolvimento econômico da região do Submédio do Vale do São Francisco por meio do fortalecimento de novos empreendimentos produtivos, a parceria oportuniza os estudantes do curso vivenciar os desafios e possibilidades relacionadas a todo o processo de elaboração do vinho, desde a colheita da uva até a vinificação.

Processo de vinificação já teve início na Escola do Vinho

O proprietário da VSB, José Figueiredo, ressalta que o acordo traz benefícios para ambos os lados. “Os alunos poderão interagir com vinhos diferentes, uvas diferentes, procedimentos de viticultura diferentes. Nós estamos dando aproveitamento da tecnologia e mão de obra que vocês têm. A partir do momento que esse vinho ganhar uma notoriedade maior, o nome da Escola do Vinho do IF Sertão-PE estará junto”, afirmou.

Trabalho envolve participação dos estudantes do curso de Viticultura e Enologia do campus Petrolina Zona Rural

Ainda de acordo com Elis Nogueira, foi feito um cronograma de atividades para facilitar o desenvolvimento da parceria com a inserção das rotinas de ensino, pesquisa e extensão promovidas pelo Curso de Viticultura e Enologia, alcançando maior proximidade entre o ambiente teórico formativo e realidade prática da profissão de enólogo.

Fotos: Daynara Gonçalves

Campus Petrolina Zona Rural