Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Palestra sobre Economia Criativa e inauguração de Incubadora movimentam o campus Petrolina Zona Rural

“Viver Criativamente - Algumas considerações sobre Economia Criativa para a Inclusão Social” foi o tema da inspiradora palestra proferida pelo multifacetado ativista social Charles de Siqueira Barbosa, cuja formação abrange áreas como Gestão Ambiental, Letras, Filosofia e dança contemporânea. Por meio da partilha de sua trajetória de vida, Charles, petrolinense radicado há mais de 20 anos no Rio de Janeiro, apresentou de forma prática como a conjunção de empreendedorismo, economia criativa e inclusão social pode melhorar a condição de vida de populações marginalizadas. 

 

Eric de Sá e Joel Voice, estudantes de Viticultura e Enologia, fizeram a abertura musical do evento

Como exemplo de iniciativa que incentiva e promove a inclusão social, Charles detalhou a experiência de uma ONG idealizada por ele: o Instituto Cultural Pólen, que congrega diversas ações de promoção da educação, da cultura, da qualidade de vida e do turismo de base comunitária na favela Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro. Com tamanha bagagem, Charles foi convidado a dirigir uma das Naves do Conhecimento, política pública que democratiza o acesso ao universo digital em ambientes colaborativos e criativos. 

O conhecimento acumulado e partilhado por Charles demonstra como a Economia Criativa para a Inclusão Social pode ser um novo campo de atuação profissional. “É preciso que as pessoas primeiro entendam que o mundo é amplo. Depois é preciso aproveitar o universo da comunicação para se potencializar, se desenvolver e ser próspero. Ao identificarem problemas, as pessoas podem aproveitar todas as ferramentas do mundo para encontrar respostas”, destacou ele, reforçando a necessidade de dois aprendizados para adentrar a nova realidade socioeconômica: a solidariedade e o inglês. 

 A palestra de Charles Siqueira encantou as pessoas que compareceram à inauguração da incubadora do campus. Foto: Alberto Paixão 

Após a palestra de Charles, deu-se início à cerimônia de inauguração da Incubadora do campus Petrolina Zona Rural. Compuseram a mesa de inauguração a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Luciana Cavalcanti, a precursora do projeto de estruturação da célula da Incubadora no campus, Rosemary Barbosa, a atual coordenadora da Incubadora, Jeane Souza e a diretora-Geral do campus, Jane Perez. 

O auditório da biblioteca do campus ficou repleto de estudantes e servidores. Foto: Alberto Paixão. 

Na ocasião, foram entregues certificados de conclusão da etapa de pré-incubação aos empreendedores que estão inseridos no Programa de Incubação de Empresas da Incubadora do Semiárido, aprovados no edital de chamada pública 39/2017. Foram certificados os empreendimentos Centro de Formação Musical do Sertão, Criare Comunicação e Tech Vale Soluções em Sistemas Informatizados. 

Também foi certificada uma empresa com o título de graduada. Selecionada no edital n° 32/2015, a Ubeeq Soluções em Tecnologia LTDA participou do ciclo de pré-incubação, evoluiu para a fase de incubação e alcançou a maturidade suficiente para seguir desenvolvendo seus projetos e atendendo às demandas da sociedade. Um dos idealizadores da empresa, Eduardo Fernandes, destacou que a incubação “foi um divisor de águas, porque dar apoio, promove intercâmbio com profissionais e acolhe as nossas ideias”. 

Empreendedores foram reconhecidos pelas iniciativas de incubação. Foto: Alberto Paixão.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IF Sertão-PE, Luciana Cavalcanti, a inauguração da Incubadora do campus Petrolina Zona Rural pretende facilitar a participação de estudantes do campus nas etapas presenciais da incubadora. “A incubadora está vindo como ferramenta de estímulo às ideias empreendedoras do campus, mostrando que os estudantes daqui são capazes de promover a transformação da realidade”, lembrou ela. 

Com tamanho incentivo ao desenvolvimento da economia criativa, não será uma surpresa se no futuro outros sertanejos como Charles partilhem suas experiências de vida criativa dedicadas à melhoria das condições de vida de outras populações marginalizadas.  

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050