Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto promove conscientização sobre cuidados com animais abandonados

Quem nunca se deparou com um cão ou gato abandonado na rua, sem os devidos cuidados ou mesmo sem alimentação? Esta é uma realidade muito presente no Brasil e, em Petrolina, infelizmente, não é diferente. 

 

Projeto visa, entre outras ações, o estímulo à adoção

A superpopulação de cães e gatos em centros urbanos é muito além de uma questão humanitária. O controle desses animais em situação de abandono atende a um problema de saúde pública, à medida que são transmissores de zoonoses, como raiva, leptospirose, leishmaniose; que podem ocasionar agressões e até mesmo acidentes de trânsito. 

No campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, um projeto de extensão tem como objetivo reduzir as estatísticas de animais abandonados, promovendo uma série de ações no intuito de facilitar a convivência entre as pessoas, cães e gatos. A ideia surgiu durante as discussões ocasionadas no I Encontro sobre Animais Abandonados no IF Sertão-PE, realizado no dia 28 de julho de 2017, quando foram relatados vários casos envolvendo servidores e estudantes, com diferentes posicionamentos a respeito da interação com animais errantes e sua influência na saúde pública.  

Encontro entre representantes do Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina, servidores e alunos do campus Petrolina Zona Rural foi uma das ações do projeto

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Cristina Akemi, a intenção é que o trabalho seja desenvolvido de forma contínua, no intuito de combater e controlar as zoonoses no campus Petrolina Zona Rural e comunidades circunvizinhas, por meio do estímulo à adoção, da conscientização da sociedade para com a guarda responsável e tornando-se um agente multiplicador na forma humana e respeitosa de se tratar os animais. “A gente não pode simplesmente pegar o animal e colocar na rua. Que papel é o nosso de formação de cidadão fazendo com que ele seja invisível? Não, ele é visível, ele faz parte da sociedade, tem sentimentos, percebe os maus-tratos”, afirmou.

Entre as ações previstas pelo projeto, intitulado “A alegria sempre aos seus pés”, o IF Sertão-PE participará como parceiro da Feira de Adoção de Cães e Gatos, realizada neste domingo (8), no River Shopping, das 17h às 19h, com organização da Associação Proteger.

No próximo dia 14, será a vez do campus Petrolina Zona Rural abrir as portas à comunidade, promovendo a vacinação e vermifugação de cães e gatos, além de ações educativas sobre a importância do controle populacional, por meio da castração, e do controle de zoonoses. O evento, que conta com a parceria do Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina, acontecerá das 9h às 12h. 

É importante lembrar abandono e maus tratos a animais é crime, segundo o Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Artigo 164 do Código Penal, que prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo. 

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050