Projeto orienta controle da mosca-das-frutas em pomares domésticos

Levar à população urbana o conhecimento sobre as moscas-das-frutas. Esse é um dos objetivos do projeto de Extensão “Mosca-das-frutas: manejo sustentável em pomares domésticos”, que foi laureado em primeiro lugar, na categoria Pibex Superior, durante a XIII edição da Jornada de Iniciação Científica e Extensão do IF Sertão-PE, realizada nos dias 19 e 20 de outubro.

Erick Matheus: "Essa é uma ação contínua"

O trabalho, desenvolvido pelo bolsista Erick Matheus Ferreira e pela professora Andréa Nunes, propõe demonstrar formas de controle da mosca-das-frutas, através da realização de oficinas, cursos de multiplicadores e mesas-redondas. A praga é facilmente encontrada na região, principalmente na manga, seriguela, umbu-cajá, goiaba, carambola, acerola e uva.

Ao longo do projeto foram realizadas dezessete oficinas e contempladas mais de 500 pessoas

De acordo com Erick, no primeiro ano do projeto foram realizadas duas mesas-redondas, um organizado por estudantes de Agronomia e o segundo com a participação de representantes da Embrapa Semiárido, Adab, Moscamed e Uneb; dois cursos de multiplicadores, nos quais foram mostrados o ciclo da praga e métodos de controle; e 17 oficinas, ministradas para alunos do campus Petrolina Zona Rural, campus Petrolina e do Centro de Especialização Técnica de Juazeiro.

“O nosso foco principal é o controle das moscas-das-frutas na cidade. No total, ao longo do trabalho, foram mais de 500 pessoas atendidas. Mas essa é uma ação contínua. A gente conseguiu o objetivo do projeto, mas falta alcançar muito mais”, disse Erick. Segundo o bolsista, o projeto terá continuidade.

Bolsistas Erick Matheus e Ariane Costa dividiram o primeiro lugar na categoria Pibex Superior

O trabalho dividiu o primeiro lugar na categoria Pibex Superior na Jince com o projeto da estudante Ariane Costa. Para Erick, a premiação foi uma surpresa. “É muito gratificante receber um prêmio pelo seu esforço, pelo seu trabalho, que não foi só meu, foi também da minha orientadora, de meus colegas. Foi muito bom”, afirmou.

Ao todo, o campus Petrolina Zona Rural conquistou quatro láureas na Jince deste ano. Nos próximos dias, conheceremos os demais trabalhos através de matérias publicadas no site institucional.

Confira abaixo as demais matérias sobre os outros projetos do campus Petrolina Zona Rural laureados na Jince:

Projeto avalia potencial de extratos vegetais para tratamento de mastites em pequenos animais ruminantes

Projeto laureado na XIII Jince leva informação a produtores rurais pelas ondas do rádio

Projeto propõe difusão de alimento alternativo para rebanhos no interior de Petrolina

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49