Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Intervenção busca provocar reflexão sobre importância do cuidado com o patrimônio público

Cadeiras e portas quebradas, dezenas de fechaduras danificadas, vasos sanitários e bebedouros inutilizados. Quem passa pelos corredores do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE é impossível não se sentir provocado pelos objetos expostos, resultado, muitas vezes, da falta de zelo com o patrimônio público.

 

Objetos quebrados foram espalhados pelo campus com o intuito de provocar a reflexão

A intervenção faz parte das ações do projeto Preservar, concebido com o intuito de sensibilizar a comunidade acadêmica por meio de ações relacionadas à preservação e ao cuidado não apenas do patrimônio público, como também do meio ambiente e das relações sociais. 

"O projeto convida cada um a pensar em suas próprias atitudes e o quanto o comportamento individual interfere nas relações coletivas", afirmou a pedagoga Rosilene Oliveira

De acordo com a pedagoga e uma das idealizadoras do projeto, Rosilene Oliveira, a ideia da exposição de objetos danificados surgiu devido à falta de cuidado percebida em alguns espaços do campus recém-reformados, como banheiros e salas de aula. “A nossa intenção é trazer uma reflexão sobre a importância da valorização do patrimônio público, provocar as pessoas a pensarem que esse patrimônio é nosso, que devemos cuidar e preservar. Que o dinheiro investido no reparo ou reforma poderia ser direcionado para outra ação em benefício do próprio estudante”, explicou. 

Cartazes mostram o antes e o depois de áreas recém-reformadas, como banheiros, salas de aula e residência estudantil

A intervenção realizada no campus Petrolina Zona Rural foi apenas o primeiro passo dado. A ideia do projeto é que envolva ações contínuas, de forma interdisciplinar, interativa e dinâmica, buscando o diálogo com o estudante, público principal, mas também com os servidores. “A comissão responsável pelo projeto se reuniu com os líderes de turma, que abraçaram a iniciativa e se colocaram à disposição para atuar em conjunto. O projeto convida cada um a pensar em suas próprias atitudes e o quanto o comportamento individual interfere nas relações coletivas”, afirmou Rosilene.

Integrantes da comissão responsável falaram sobre a campanha em sala de aula: "Projeto é de todos nós"

Vale ressaltar que a ação tem caráter educativo e não punitivo, e toda a comunidade acadêmica está convidada a participar, seja fazendo sua parte, como também através de sugestões que podem ser deixadas na Direção de Ensino e no Setor Pedagógico.

Em breve, o projeto Preservar lançará um Concurso de Slogan, para escolher a melhor frase que represente a campanha. 

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 277
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050