Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Petrolina Zona Rural recebe novo sistema de irrigação

Estudantes dos cursos de Agricultura e Agronomia do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE participaram, na última sexta-feira (30), de uma palestra sobre sistemas eficientes de irrigação, ministrada pelo representante da empresa Netafim, Gleiton Botelho.

Atividade foi iniciada com um bate-papo sobre sistemas eficientes de irrigação

“As escolas em geral, principalmente mais técnicas, têm sido o foco dessa nossa campanha, que consiste em passar esses conceitos, que no Brasil ainda são muito escassos, sobre irrigação e qualidade da irrigação, projetos e manejo de irrigação, para essas pessoas desde cedo”, afirmou Gleiton. 

Alunos participaram da implantação do novo sistema

Após o bate-papo com os alunos, foi realizada a implantação de um novo sistema de irrigação em uma área experimental do campus, voltado para pequenas propriedades, como hortas comunitárias pudessem utilizá-lo. O sistema, que funciona através do gotejamento, tem como principal diferencial a possibilidade de funcionar com baixa pressão.

Para o professor de irrigação José Sebastião Costa, parecerias como essa que possibilitem o conhecimento de novas tecnologias são necessárias e muito importantes. “O que está sendo montado aqui: nós temos uma caixa d’água que é quem está preconizando a pressão. A pressão é no nível da água até o gotejador que está embaixo, uma queda muito pequena. Nenhum outro sistema funciona desse jeito. Para a agricultura familiar pode ser uma resposta”, disse. 

A área será cultivada pelos próprios estudantes que testarão a eficácia do sistema. 

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050