Minicursos abrem programação do II Siacarne em Petrolina

Discutir a cadeia produtiva de carne, suas potencialidades e desafios. Este é um dos objetivos do II Simpósio Ibero-Americano de Marcas de Qualidade de Produtos Cárneos e Cadeia Produtiva da Carne (II Siacarne), que teve início nesta segunda-feira (17), em Petrolina.

Isaias Valim orientou a elaboração de embutidos e defumados feitos a partir da carcaça ovina e caprina

O primeiro dia do evento foi dedicado à oferta de seis minicursos, que abordaram temas como possíveis aplicações de subprodutos do abate em produtos processados; processamento e aproveitamento integral do pescado; produção programada da carne de cordeiro; cortes especiais em carcaças caprinas e ovinas; ultrassonografia em tempo real e análise da imagem em Zootecnia e utilização de carcaças de caprinos e ovinos de descarte para o processamento.

Momento de prática com o professor Dr. Alfredo Jorge Teixeira (Instituto Politécnico de Bragança - Portugal), que mostrou a ultrassonografia em tempo real

Isaias Valim é produtor na cidade de São João da Boa Vista (SP) e ministrou o minicurso sobre processamento de carcaças de caprinos e ovinos, no qual foram elaborados produtos embutidos e defumados, como linguiça, salame e pernil. “Todo esse processo é feito para agregar valor à cadeia dos ovinos e caprinos”, afirmou

O professor Dr. Francisco Assis (Universidade Estadual de Maringá) falou sobre produção programada de carne de cordeiro para abate

Para o zootecnista Télisson Ribeiro, o evento é de grande importância. “A gente veio com o intuito de aprender muito e está superando as expectativas. É um evento que só tem a engrandecer, tanto profissionalmente como em relação à cadeia produtiva da região”, disse

A professora Dra. Marta Suely Madruga (UFPB) abordou possíveis aplicações de subprodutos do abate em processados

A abertura oficial do Simpósio acontecerá nesta terça-feira (18), às 9h, no auditório do Senac, seguida da mesa-redonda que abordará a produção animal no Semiárido. O II Siacarne é organizado pelo IF Sertão-PE, em parceria com Univasf, UFPB e Embrapa Semiárido e conta com o apoio da Rede Ibero Americana de Marcas de Qualidade de Carnes (Marcarne), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Sebrae-PE.

A programação completa e outras informações sobre o II Siacarne podem ser conferidas no site: http://www.siacarne2019.com.br/.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49