Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Incentivo à atividades de extensão, pesquisa e inovação é destaque durante Encontro Pedagógico 2019.2

O Encontro Pedagógico do semestre 2019.2 do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE trouxe uma proposta diferente: apresentar projetos de extensão e pesquisa e sua importância tanto para o aprendizado dos alunos quanto para a comunidade. 

 

Professores fizeram a Trilha Ecológica, projeto de extensão que visa o conhecimento e preservação da caatinga

Durante a manhã, os professores percorreram a Trilha Ecológica, espaço de preservação e valorização da caatinga, guiados pelos monitores do projeto, e puderam conhecer diversas espécies nativas e suas propriedades. A Trilha Ecológica é aberta à visitação da comunidade e aposta no conhecimento como principal artifício para conservação do Bioma Caatinga.

“Adorei a proposta e vi o quanto é importante esse projeto e o significado imenso que ele tem, ainda mais nesse momento em que vivemos de degradação. Como foi dito, quando se conhece fica mais fácil respeitar o espaço onde a gente vive. Foi um momento de muito crescimento”, afirmou a professora Java Gomes, que ressaltou a importância da conexão de ações de diferentes áreas no campus. 

A diretora de Ensino do campus, Andréa Nunes, fez diversos informes sobre o dia a dia das atividades do professor

Durante a tarde, foi a vez da apresentação doa projeto de pesquisa “Produtos naturais de plantas da caatinga com ação inibidora na enzima epsps auxiliado por computador”, pelo professor Vitor Lorenzo e o bolsista Hugo Nascimento; e “Uso de alambique alternativo na produção de cachaça e aguardente utilizando cana-de-açúcar e sorgo sacarino do IF Sertão-PE”, pelo professor Márcio Rennan Tavares e o bolsista Carlos Arthur Nunes. Em seguida, o professor Cícero Antônio Araújo e a bolsista Fernanda Reis apresentaram a importância das parcerias público-privadas para o desenvolvimento de atividades acadêmicas no Laboratório de Solos. 

A programação incluiu ainda a apresentação de dados atuais, perspectivas e desafios em relação à pós-graduação, inovação e pesquisa no IF Sertão-PE; sobre o Núcleo de Línguas, já em pleno funcionamento no campus; sobre a célula no Núcleo de Inovação Tecnológica do campus; além de informes feitos pela Direção de Ensino, acerca da reformulação de Projetos Pedagógicos dos cursos, dentre outras informações.  

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050