Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Parceria estimula realização de atividades práticas na Escola do Vinho

Nada melhor do que ver na prática o que se aprende teoricamente em sala de aula. Os estudantes de Viticultura e Enologia do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realizaram, nesta quarta-feira (21), a elaboração de suco de uva integral, durante disciplina Enologia II, ministrada pela professora Mariana Barros. 

 

Turma VE12 elaborou suco de uva integral pela primeira vez

A atividade contou com a parceria da Embrapa Semiárido, que cedeu uvas da variedade BRS Magna. “Graças às parcerias nós conseguimos desenvolver variadas atividades prática. Além do processamento, realizamos a análise físico-química e sensorial dos produtos elaborados”, afirmou Mariana.

O processo de elaboração do suco integral é simples: envolve o desengace da uva e posterior extração do suso através do vapor. A bebida é engarrafada a cerca de 80ºC e, posteriormente, pasteurizado por meio do choque térmico. 

Bebida passará por análise físico-química e sensorial

Esta foi a primeira vez que os estudantes da turma VE12 trabalharam na elaboração do suco. “Essas práticas são muito importantes para nossa formação, pois a gente começa a conhecer a Enologia mais a fundo e se apaixonar ainda mais pela área”, disse a aluna Isabela Vasconcelos. A simplicidade do processo despertou na estudante Karina Silva ideias de como elaborar o suco com materiais do uso cotidiano. “Vamos fazer o teste em casa e, quem sabe, dar início a um novo projeto”, garantiu. 

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 277
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050