Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Com apoio do IF Sertão-PE, Petrolina inaugura Jardim Sensorial

Petrolina ganhou, neste domingo (25), um novo espaço de inclusão social. O jardim sensorial, localizado no Parque Josepha Coelho, desperta os sentidos através do contato com diversas texturas e aromas de plantas variadas. Inaugurado pela Prefeitura Municipal, o jardim contou com o apoio do IF Sertão-PE, através do Horto Medicinal Orgânico do campus Petrolina Zona Rural, que fez a doação de mudas. 

 

Jardim provoca os sentidos através de diferentes olfatos, texturas e sabores

Entre as plantas disponíveis, manjericão, malvão, capim santo, tomilho, alecrim de canteiro, babosa, falso boldo, erva cidreira e diversas outras, que provocam diferentes sensações. “O jardim sensorial permite ao visitante, além de ter contato com a natureza, ter contato com as medicinais também. Ele vai  aprender o tato, o cheiro, e isso é bom para desenvolver habilidades tanto motoras como psicológicas”, afirmou a professora Flávia Cartaxo, coordenadora do Horto Medicinal.

Objetivo é aguçar os sentidos, promovendo a inclusão

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Miguel Coelho, do diretor de Projetos Ambientais da Agência Municipal do Meio Ambiente, Victor Flores, além de pessoas com deficiência visual convidados especialmente para conhecer o jardim. “O jardim sensorial aguça os sentidos. Tato, paladar, olfato, uma experiência completa para identificar aromas, texturas e sabores. Com isso, também promovemos inclusão: pessoas com deficiência visual encontram placas em Braille e podem achar a resposta certa daquilo que estava só na mente”, disse o prefeito Miguel Coelho.

Professora Flávia Cartaxo, ao lado dos bolsistas Yuri Tavares, Teonis Batista, Brena Suellen, Gabriel Anastácio e Valmir Nogueira

Os primeiros convidados vivenciaram a experiência com a orientação dos bolsistas do Horto Medicinal Orgânico: Teonis Batista, Gabriel Anastácio, Yuri Tavares, Valmir Nogueira e Brena Suellen. “Os bolsistas atuam na área de extensão, na parte de produção de mudas e de divulgação e resgate das plantas medicinais. Para eles está sendo uma ótima experiência, porque vão aprender a lidar com pessoas que têm limitações, vão respeitar o cidadão e também, com isso, estamos saindo da sala de aula, mostrando o trabalho para comunidade e a importância das medicinais”, explicou Flávia.

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050