Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto desenvolve ação ambiental nas dunas de Casa Nova (BA)

Na última quarta-feira (20), foi realizada uma das ações ambiental do projeto intitulado Proposta de Conservação Ambiental (PCA) para o complexo paleodunar de Casa Nova (BA), com pescadores e ribeirinhos do Rio São Francisco. A ação, que é financiada pela CAPES/CNPq e desenvolvida pela pesquisadora do campus Petrolina do IF Sertão-PE, Dra. Clecia Pacheco e pela bolsista Izabel Pesqueira, objetivou a sensibilização da população ribeirinha, que reside no entorno das Dunas de Casa Nova, dos visitantes e turistas para a conservação dos paleoecossistemas dunares e do rio São Francisco, visando a responsabilização e a sustentabilidade ambiental.

 
Plantio de mudas de espécies nativas do bioma Caatinga foi realizado

O projeto é fruto da parceria entre o IF Sertão-PE, a Red Iberoamenricana de Medio Ambiente (REIMA AC/Brasil), a Cooperativa de Pescadores Z 42 de Casa Nova e a Escola Pimentinha, tendo apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) no município de Casa Nova/BA e da Empresa Agrovale, no município de Juazeiro/BA. 


Alunos da Escola Pimentinha participaram da ação

“Explicamos um pouco aos pescadores sobre a ação ambiental e a importância de manter “vivas” as paleodunas. Em seguida, nos dirigimos aos campos dunários, onde estudantes, pescadores e ribeirinhos fizeram a colocação de lixeiras recicláveis (construídas pelos estudantes) e de placas de sensibilização ambiental. Além disso, foi feito o plantio de mudas de espécies nativas do bioma Caatinga, que foram doadas pelo Departamento de Meio Ambiente da Empresa Agrovale”, explicou a professora e pesquisadora, Clécia Pacheco. 

 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300