Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Curso de Tecnologia em Alimentos do campus Petrolina completa 20 anos

Criado em 1999, o curso de Tecnologia em Alimentos do campus Petrolina do IF Sertão-PE completou, este ano, 20 anos de existência. Ao longo desse tempo, cerca de 1400 jovens foram preparados para o mundo do trabalho e atuam nos mais variados segmentos como: indústrias de processamento de origem animal e/ou vegetal, Packing houses, laboratórios de análises, dentre outros. 

 
Apresentação da Sertão WoodBrass Band iniciou programação 

Para celebrar esse momento, coordenação, professores, técnico-administrativos e alunos participaram, ultima quarta-feira (20) de programação, que contou com apresentação musical da Sertão WoodBrass Band, palestra, mesa-redonda com egressos e corte de bolo.


Mesa de abertura reuniu professores, gestores e coordenador do curso

A mesa de abertura foi composta pela pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação,Luciana Cavalcanti, que representou  a reitora, Leopoldina Veras, do diretor de Ensino, Clésio Jonas, que representou o diretor-geral, Fabiano Marinho, do chefe do Ensino Superior, Robson Mascarenhas, do coordenador de Pesquisa, Ericleiton Rodrigues e do coordenador do curso, Marcelo Olinda.


Discentes, de diversos períodos, participaram da programação comemorativa

A pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação,Luciana Cavalcanti,refletiu o surgimento do curso. “Inicialmente, surgiu para atender a demanda da fruticultura, porém, acompanhou os avanços da nossa região, expandindo-se para outras áreas, como a caprinocultura, vitivinicultura e a pecuária leiteira. Hoje, é referência e forma inúmeros profissionais, em diversos ramos”.Logo em seguida, Luciana ministrou a palestra  “Prospecção de novas tecnologias na área de alimentos”. 

  
Corte do bolo e exposição de produtos encerraram programação do primeiro dia

O primeiro dia do evento, reuniu egressos do curso, que compartilharam seus desafios e experiências na formação e no mercado do Trabalho. Uma delas foi Yasmim Gomes, formada em 2016 e que atualmente trabalha na Bravis Comercial Exportadora. Para ela, “é muito gratificante retornar a esta casa e ainda poder compartilhar minha trajetória”. Após o encontro, servidores e alunos reuniram-se no pátio para corte de bolo, feito pela aluna Fernanda Rodrigues. 

 
Encontro reuniu ex-alunas 

As comemorações seguiram-se na quinta e sexta, no Semiárido Show, evento promovido pela Embrapa. Oficinas, como “Gelados comestíveis utilizando frutos do sertão pernambucano” e “Cerveja artesanal: conhecimentos básicos e princípios de harmonização” capacitaram o público. Além disso, houve exposição de produtos, como pão de banana, docinho de cenoura e doces e geleia. , tudo com aproveitamento integral dos alimentos. 

 
Oficinas e exposição de produtos foram realizadas no Semiárido Show

O coordenador do curso, Marcelo Olinda, avaliou a programação desenvolvida.  "Todas as ações  desenvolvidas visam fortalecer, ainda mais, o nosso curso na região do Submédio do Vale do São Francisco. Aproveito para  agradecer a todos os docentes e discentes que contribuíram para que este evento de comemoração dos 20 anos do curso pudesse acontecer", declarou. 

 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300