Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

I Encontro de Ambiente, Etnicidade e Movimentos Sociais do Campo no Sertão Semiárido São Franciscano: indígenas, quilombolas e camponeses" e  a " I Jornada em Defesa da Reforma Agrária - Sertão PE/BA 2015 acontecerão no câmpus Petrolina

Entre os dias 27 e 30 de abril, o câmpus Petrolina do IF Sertão-PE promoverá o I Encontro de Ambiente, Etnicidade e Movimentos Sociais do Campo no Sertão Semiárido São Franciscano: indígenas, quilombolas e camponeses" e  a " I Jornada em Defesa da Reforma Agrária - Sertão PE/BA 2015. Ao longo do evento, será realizada uma série de atividades com o objetivo de fomentar as discussões e reflexões acerca das temáticas étnico-raciais e socioambientais nos sertões do Vale do São Francisco. O evento contará com a participação de professores e pesquisadores de várias instituições de ensino, além de representantes indígenas, quilombolas, camponeses e de movimentos Sociais. 

A programação é aberta a comunidade em geral e inicia na noite do dia 27, com uma conferência sobre a “Experiência da Educação Indígena, Quilombola e Camponesa no Sertão Semiárido São Francisco”. Já no dia 28, começam as mesas temáticas, entre elas: “História Ambiental, “Reforma Agrária”, “Recursos Naturais do Semiárido” e “NEAB/NEABI ”, que se estendem até o final da programação.

Os participantes ainda terão acesso a rodas de conversas sobre “Movimento Negro”  e “Educação Escolar Indígena e Quilombola”, além de grupos de trabalhos, minicursos, mostra de audiovisual, oficinas, atrações culturais e orientações sobre alimentação saudável. Aos interessados em participar das atividades, o credenciamento será realizado na abertura do evento.

A iniciativa é uma realização da Comissão do Projeto Cultura Afro e Indígena do câmpus Petrolina do IF Sertão-PE, do Grupo de Pesquisa e Estudo de Cultura, Memória e Educação na Sociedade Sertaneja – Grupec Sertão e do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Política e Sociedade.

Acesse a programação completa aqui.

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300