Com muita emoção, cerimônia de reconhecimento enaltece projetos de extensão desenvolvidos em 2020

A última quinta-feira (29), foi marcada por muita emoção na 5ª edição da Certificação Pipbex (Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão). O evento, que é concebido para reconhecimento dos projetos de extensão executados pela comunidade acadêmica do campus Petrolina, em diversas áreas, este ano, devido à pandemia do coronavírus, aconteceu inteiramente on-line e reuniu servidores e alunos que desenvolveram projetos de extensão em 2020.

Além da coordenadora de Extensão, Anne Rose Rodrigues, que conduziu o evento, compuseram a mesa virtual a reitora Maria Leopoldina Veras, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Vitor Lorenzo, a pró-reitora de Ensino, Socorro Tavares, a chefe do Departamento de Ensino Básico e Técnico, Jussara Moreira, que representou a direção de Ensino e Geral, o professor Ednaldo Gomes, representando os servidores orientadores e os alunos Esdras Nunes e Luma Morgana Gomes, representando os extensionistas dos cursos técnicos e do Ensino Superior, respectivamente.

“A extensão traz a educação de uma forma bem altruísta, trata de olhar para o outro e cuidar dele. Quem entra na extensão não quer mais sair, porque sente-se bem cuidado, compartilhando e também recebendo, numa interação dialógica em que acaba aprendendo muito mais do que leva pra ensinar”, afirmou o pró-reitor de Extensão Vitor Lorenzo em seu discurso.

Logo após o discurso da mesa, foi realizada a entrega simbólica de certificados, em que os orientadores, acompanhados por seus alunos bolsistas, foram chamados nominalmente pela coordenadora de Extensão e recepcionados virtualmente. “Esse projeto foi um divisor de águas na minha construção acadêmica. Corram atrás e tentem desenvolver projetos que é enriquecedor. Vocês não tem noção do quanto é importante”, declarou Aparecida Patrícia, do curso de Tecnologia de Alimentos, durante o recebimento simbólico do certificado.

“É muito prazeroso poder ver a dedicação aplicada pode contribuir para fazer a diferença na vida de outras pessoas participantes do projetos. O momento da Certificação nos faz refletir e parar para perceber, de fato, qual a dimensão que os projetos têm em nossas vidas e nas dos atendidos”, afirmou Renata Silva, participante de uma das edições anteriores da Certificação.

Manuel Moreira, egresso do curso Licenciatura em Música e um dos participantes homenageados nesta edição, discursou durante o evento sobre sua trajetória como extensionista na Instituição, ressaltando a importância do aluno na participação em projetos de extensão, suas conquistas e sua gratidão da experiência junto à comunidade. Em seguida realizou apresentação cultural em parceria com Keisy Roberta.

“Ser extensionista é algo espetacular, em que o crescimento é mútuo. Dificuldades surgem, mas com o apoio do IF Sertão-PE tornam-se menores! Amo o que faço e convido os colegas a fazerem parte da extensão”, pontuou  a aluna do curso de Licenciatura em Quimica, Luma Morgana em seu depoimento. O extensionista Esdras Nunes, aluno do curso Técnico em Edificações, declarou que “o projeto marca muito a vida do estudante porque é uma experiência única que instiga ir além do básico e fazer coisas que podem ajudar a comunidade em geral, além  do desenvolvimento pessoal do próprio aluno e das pessoas que o ajudam”.

A coordenadora de Extensão, Anne Rose, agradeceu a todos os envolvidos e Instituições parceiras e, logo em seguida, o evento foi concluído com a apresentação de poesia pelo Prof. Ednaldo Gomes e apresentação de dança com os extensionistas Ane Beatriz, do curso de Licenciatura em Química, e João Victor, do curso de Licenciatura em Física, do projeto de Extensão Free Dance.

Todo conteúdo ficará disponível na plataforma de vídeos do campus, acesse aqui.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus