Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

 Alunos de Edificações  do câmpus Petrolina visitam  Central de Tratamento de Resíduos em Petrolina 

Fomentar a Educação Ambiental. Esse foi o principal objetivo da visita técnica que aconteceu no último sábado (27) à  Central de Tratamento de Resíduos em Petrolina (CTRP), destinada a duas turmas de Edificações do câmpus Petrolina do IF Sertão-PE. O momento foi organizado pelo  professor Armando Venâncio, que ministra a disciplina Meio Ambiente.

 

Os estudantes conheceram todas as etapas de  do antigo “Lixão do Raso da Catarina”

Durante a visita, a Engenheira Ambiental  Ismara Nascimento, apresentou aos estudantes todas as etapas de recuperação do antigo “Lixão do Raso da Catarina”, espaço onde era destinado o depósito de lixo da cidade de Petrolina e atualmente é uma aterro controlado.  Além disso, os discentes conheceram  os serviços oferecidos pela empresa e como ocorrer a disposição final do lixo no município.

 

Os alunos ainda  conheceram o processo de compostagem que é a transformação de  resíduos de podação em adubos

“Estou ministrado a disciplina Meio Ambiente.  Assim, como futuros  técnicos e cidadãos, os estudantes  não poderiam  passar sem vivenciar o conhecimento de um aterro controlado e sanitário. Bem como, o despejo adequado do lixo. Questões relacionadas diretamente à preservação ambiental”, disse o professor Armando. 

 

Os discentes também tiveram acesso à  Usina de Beneficiamento de Entulho que é  um maquinário capaz de transformar o entulho em quatro granulométricas diferentes 

Os estudante ainda conheceram o Presidente da Cooperativa de Materiais Recicláveis do Raso da Catarina, José Ivo. Momento em que Ivo conscientizou os alunos quanto à importância da coleta seletiva. “A população precisa entender a relevância de separar o lixo para o meio ambiente  e também para a geração de renda para várias famílias de catadores. É tão simples, basta separar o plásticos, papeis, metais e vidros em sacolas distintas”, disse Ivo. 

 

 Presidente da Cooperativa de Materiais Recicláveis do Raso da Catarina,José IVo, conversou com os alunos sobre a importancia da coleta seletiva

“A visita foi muita boa. A partir de hoje , terei mais cuidado com a separação do lixo.  Eu não tinha a consciência de que os  cuidados com o Meio Ambiente começam  de casa”, destacou o aluno Jorge Alves do 7º período do curso de Edificações do  Programa Nacional de Integração da Educação Profissional (Proeja).

 

 

 

 

 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luiza de Araújo Gomes Cabral, S/N, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300