Visita de estudantes de escolas públicas ao campus Petrolina marca início das atividades da Semana de Ciência e Tecnologia

Alunos de diversas escolas estiveram, nesta quarta-feira (18), no campus Petrolina do IF Sertão-PE para conhecerem a estrutura do campus e as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pelo instituto. Professores e monitores recepcionaram e realizaram experimentos com os discentes, que participaram com perguntas.

 


Professor detalha o perfil profissional do Tecnólogo em Alimentos e apresenta laboratórios

Estudantes do Colégio Estadual Hildete Lomanto, do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, ambos da cidade de Juazeiro (BA) e da Escola Professor Simão Amorim Durando, de Petrolina (PE), puderam compreender procedimentos realizados dentro dos laboratórios, como o processo de fermentação de vinhos.


Grupo de discentes do Colégio Militar Alfredo Viana conhece o processo de fermentação do vinho

A ação faz parte das atividades  da Semana da Ciência e Tecnologia, que terá a próxima quarta-feira (25) como o Dica C da Ciência, data escolhida para impulsionar a divulgação da ciência brasileira e que envolve universidades, faculdades, institutos e centros de ensino, ciência e tecnologia públicos, que já estão nos preparativos para sensibilizar e informar a população sobre os seus feitos .


A discente Sara Rebeca avaliou positivamente a visita realizada

Para a aluna do 3º ano Colégio Estadual Hildete Lomanto, Sara Rebeca, a visita enriqueceu os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Conhecer os equipamentos e instrumentos utilizados nos procedimentos contribui para que possamos, realmente, compreendermos como as reações químicas ocorrem, além de nos ajudar a identificar áreas de interesse para o vestibular ”, disse.


No Laboratório, os jovens têm explicação sobre substâncias químicas, reações e observam experimentos

0 O professor de física Adolfo Melo, da Escola Professor Simão Amorim Durando, relatou as dificuldades com as quais se depara para realizar aulas práticas. “Nossos alunos encontram-se em uma realidade em que falta estrutura e incentivo para realizarmos experimentos e despertarmos, assim, a vivência prática. Com esta visita, percebemos como a atenção e o estímulo tornam-se maiores, com um experimento simples, como foi a medição de pH”, declarou.